Loja inaugurada em 1953 foi a quarta da rede a ser construída e é a mais antiga em operação
McDonald’s em Downey, na Califórnia, é a loja em operação mais antiga da rede no mundo Getty Images
O McDonald’s mais antigo do mundo, em Downey, no estado norte-americano da Califórnia, segue com estética retrô. A unidade mantém a decoração vintage da sua inauguração, em 1953.
McDonald’s em Downey, Califórnia — Foto: Getty Images
O local foi o quarto McDonald’s a ser construído no mundo e foi operado fora da franquia principal da rede por décadas, segundo o Daily Mail. Essa característica administrativa permitiu, de acordo com o veículo, que a loja mantivesse seu design original, com a equipe ainda vestindo uniformes dos anos 1950 e chapéus de papel.
A entrada externa da unidade tem o letreiro antigo do McDonald’s, que tinha fundo azul e um traço na diagonal riscando os arcos dourados. A loja tem ainda o mascote original do McDonald’s, o Speedee, um chef em desenho animado com um hambúrguer no lugar da cabeça.
Roger Williams e Burdette Landon compraram os diretos da loja diretamente dos irmãos fundadores do McDonald’s, Richard e Maurice McDonald, o que lhes possibilitou administrar a loja sem ter que seguir as imposições da rede.
Fachada do McDonad’s em Downey, Califórnia — Foto: Getty Images
O McDonald’s de Downey serve hambúrgueres, cheeseburgers, batatas fritas e milkshakes com receita original, além de torta de maçã frita, não é servida em muitos McDonald’s dos Estados Unidos.
Em 1994, um terremoto destruiu o local, e os proprietários cogitaram fechá-lo permanentemente, devido ao alto custo de uma restauração. A prefeitura da cidade, no entanto, se recusou a emitir uma licença de demolição. A loja foi inserida em uma lista de preservação de lugares históricos, obrigando seus administradores a restaurá-la.
Os irmãos McDonald’s venderam a sua participação na empresa na década de 1960 a Ray Kroc, um franqueado que passou a representante comercial da rede, devido ao sucesso da sua loja, em Des Plaines, no estado de Illinois, e sua visão de negócios para franquias. Foi Kroc quem encabeçou a transformação da marca em uma rede global.
Kroc se tornou um empresário tradicional, do estilo self-made, e foi o dono da companhia, rebatizada de McDonald’s Corporation, até o dia de sua morte, em 1984. Atualmente, a gigante tem como proprietários uma série de investidores institucionais e fundos, com grandes bancos americanos entre os nomes.
Fonte: revistapegn