Governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão (PP) defendeu diálogo com empresários sobre PEC do fim da escala 6×1
Evandro Macedo/LIDE
A governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão (PP), se pronunciou, nesta quarta-feira (13/11), sobre a discussão do fim da escala de trabalho 6×1. O debate a respeito do tema está aquecido devido a uma proposta de emenda à Constituição (PEC) apresentada sobre o assunto na Câmara dos Deputados.
“Com toda humildade do planeta Terra, eu fui deputada, mas um debate como esse… Primeiro, quem têm de falar com isso são os empresários. O Congresso precisa ouvir as empresas”, defendeu Celina no evento Fórum Brasil.
“Muita gente queria trabalhar metade e viver metade, mas essa não é realidade do nosso país. A gente querer viver algo e construir um debate desse na Câmara, sem falar com a classe empresarial, é o Estado novamente criando insegurança jurídica”, defendeu Celina.
Entenda a proposta
A PEC apresentada pela deputada federal Érika Hilton (PSol-SP) defende o fim da escala com seis dias de trabalho e apenas um de descanso.
A redação original do texto prevê mudar a jornada de trabalho para quatro dias por semana no Brasil. O limite seria de oito horas diárias e 36h semanais “facultada a compensação de horários e a redução de jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho”.
Por Mariah Aquino/ Metrópoles