Arquivo pessoal
Maria José Rocha Lima
A Igreja Batista Shalom da Octogonal realiza o Programa Mulher Única, um dos mais importantes e urgentes programas da Universidade da Família.
É um curso de 12 encontros com mulheres incríveis, a começar pelas coordenadoras: a delegada Lucia Antônia Bandeira, coordenadora geral, e Márcia Fernandes.
Essas mulheres notáveis nos proporcionam reflexões sobre os papeis masculinos e femininos; sobre as disputas que vem ocorrendo, frequentemente, na atualidade; sobre a inversão de papéis, que promove, muitas vezes, disfunções familiares, comunicação violenta, no âmbito familiar, e em consequência adoecimento emocional, principalmente da mulher.
No último Encontro da Mulher Única (20/03), fui agraciada com um momento especial de comemoração do meu aniversário. Elas se dedicaram, além das reflexões sobre a mulher, sobre os ensinamentos bíblicos à partilha de doces deliciosos. Lucia Antônia preparou um lindo e delicioso bolo ornamentado com hortências lilases e petit gâteaux, para cada uma das integrantes. Virna, com seu sorriso largo, nos presenteou com deliciosas empadinhas. Era a Comunhão das Mulheres Únicas, partilhando o pão, as experiências e as orações, como fizeram Flávia Loure, Viviane, Cleuma, Rosana Abreu e Luiza Rangel. Comunhão verdadeira, porque a palavra vem do grego “Koinonia”, que nos conduz à cooperação, unidade e vínculo. Uma comunhão pelo vínculo palavra que significa aquilo que ata, nos transmitindo a ideia de pertencimento, dependência, e é assim que as irmãs se reúnem com alegria e amor sincero.
Gostei das palavras do Apóstolo Paulo (Cl 3.14,15), que ratifica essas ideias, nos exortando a vivermos como pessoas de Deus, santas, amáveis, humildes, misericordiosas, mansas, pacientes e revestidas de amor, que é o vínculo da perfeição.
Estou muito grata a Deus por cada um desses encontros, por estar experimentando momentos únicos, com mulheres únicas que já estão influenciando e certamente influenciarão minha vida profundamente e para sempre. Oremos para que esse curso cumpra o seu maior objetivo, que é ensinar as mulheres a adotarem pequenas atitudes diárias, que irão contribuir para o crescimento espiritual, emocional e relacional; ajudar as mulheres a descobrirem seu real valor diante de Deus e dos que a cercam. E oferecer-lhes oportunidades de elevarem a autoestima, mostrando a cada uma delas o quanto são especiais, únicas e singulares.
Maria José Rocha Lima é mestre em educação pela Universidade Federal da Bahia. Doutora em Psicanálise. Foi deputada de 1991-1999. É presidente da Casa da Educação Anísio Teixeira. Soroptimist International – Coordenadora de Expansão para a Região Brasil e coordenadora de programas do SI Brasília Sudoeste. Prêmio Berta Lutz por ter sido a primeira parlamentar a criar Comissão Permanente de Defesa dos Direitos da Mulher em Assembleia Legislativa, no Brasil.