O Distrito Federal completa, oficialmente, 100 dias sem chuva nesta quarta-feira (2/9). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a umidade pode ficar abaixo dos 20% nesta tarde. Não são computadas as precipitações isoladas durante o período.
De acordo com o meteorologista do Inmet Olívio Bahia, nos últimos dias houve “uma chuvinha muito pontual em algumas áreas” do DF, mas não chegou a cair em estações do instituto. “Como não registramos essa chuva, dizemos que oficialmente são 100 dias sem chuva no DF”, explica.
Além da baixa umidade, as temperaturas devem permanecer elevadas nesta quarta e nos próximos dias. Nesta manhã, os termômetros registraram uma mínima de 14°C e a umidade chegou a 70%. Pelo período da tarde, porém, a temperatura pode chegar a 30°C.
Os próximos dias, segundo o meteorologista, também devem permanecer quentes e secos na capital.
“Fica nesse nível de alerta porque, com a falta de chuva, a atmosfera fica poluída com as queimadas, a poeira. Isso acaba favorecendo alergias, doenças respiratórias”, ressalta.
Olívio chama atenção, portanto, para cuidados que o brasiliense deve ter nesse período do ano. “Evitar exercício físico nos horários mais quentes do dia, beber bastante líquido, manter a pele hidratada, não jogar bituca de cigarro no chão, evitar queimar lixo”, exemplifica.