domingo, 23/02/25
HomeBrasilCom foco na vacinação, Câmara Legislativa retoma trabalhos nesta segunda

Com foco na vacinação, Câmara Legislativa retoma trabalhos nesta segunda

Após o recesso parlamentar iniciado em 13 de dezembro, distritais preveem pautas sensíveis sobre ocupação de terras no DF

Foto: Reprodução

Após praticamente um mês e meio de recesso oficial, a Câmara Legislativa (CLDF) retoma nesta semana as atividades parlamentares com a abertura dos trabalhos na sessão da tarde de terça-feira (2/2). Com novos comandos em postos-chave, principalmente nas comissões permanentes, a Casa manterá as atenções sobre assuntos da pandemia da Covid-19, especialmente no que diz respeito à vacinação, mas também estará debruçada em temas espinhosos, como a revisão de leis sobre destinação e uso de lotes e áreas da capital federal.

No início de janeiro, os distritais criaram a Comissão Especial de Vacinação para fiscalizar a imunização contra o novo coronavírus em Brasília. Os parlamentares estão preocupados com a estrutura, logística e o cronograma para a campanha.

“Tá passando da hora de o Legislativo voltar a funcionar. O principal problema será a pandemia e também o desmonte feito na saúde pública”, criticou o deputado Chico Vigilante.

Além das ações voltadas para a saúde, é esperado o envio, pelo Governo do Distrito Federal (GDF), de propostas como a que corrige erros e atualiza a Lei de Uso e Ocupação do Solo (Luos). As regras foram aprovadas em 2018, ainda na gestão do ex-governador Rodrigo Rollemberg (PSB), depois de intenso debate. O texto foi objeto de severas críticas por parte de especialistas e da sociedade civil e, para achar um consenso, o tema será debatido, especialmente pela Comissão de Assuntos Fundiários.

“A abertura dos trabalhos nos traz a expectativa e esperança pelo avanço da vacina contra a Covid-19 e um de tempo de reorganização, de retomada e crescimento do DF. Em especial, nossa dedicação ao debate de matérias fundiárias que serão importantes no próximo biênio”, afirmou o novo presidente da Comissão de Assuntos Fundiários, Cláudio Abrantes (PDT).

Para o deputado Eduardo Pedrosa (PTC), outras matérias urbanísticas também são esperadas pelo Legislativo local. “Pelo que tenho sentido, será um ano marcado por essas discussões. Além da Luos, há a expectativa de análise do Pdot [Plano Diretor de Ordenamento Territorial] e o PPCub ( Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília. São pautas muito importantes e que geram debates específicos, principalmente por alterarem questões de Brasília e do Distrito Federal”, disse.

Para o líder do governo, deputado Hermeto (MDB), a volta às aulas presenciais na rede pública também será alvo da atuação dos parlamentares.

“Temos muito a fazer neste ano de 2021. Estamos entrando na fase de vacinação contra o coronavírus e precisamos estar atentos à fiscalização em relação a isso, além de buscar os recursos necessários para amenizar os impactos que estamos sofrendo por conta da pandemia. Outra preocupação é a volta às aulas que vai acontecer também esta semana. Algo necessário, mas que deve ser feito de forma prudente e mais segura possível para que não haja uma nova onda de contaminação em massa”, disse. (Metrópoles)

VEJA TAMBÉM

Comentar

Please enter your comment!
Please enter your name here

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Este campo é necessário

VEJA TAMBÉM