Restrições foram publicadas no Diário Oficial desta quarta-feira (19) e valem para eventos pagos e gratuitos. Capital registra recordes de casos diários de infecção pelo novo coronavírus.
O Governo do Distrito Federal (GDF) proibiu, nesta quarta-feira (19), aglomeração de pessoas e vetou pistas de dança em estabelecimentos como bares, restaurantes e casas noturnas, além de shows e festivais. A medida ocorre em meio ao aumento de casos de Covid-19 na capital (veja mais abaixo).
A norma foi publicada no Diário Oficial (DODF) e vale para eventos pagos e gratuitos. A proibição se aplica a:
- Bares
- Restaurantes
- Boates
- Casas noturnas
- Shows
- Festivais
As pistas de dança no Distrito Federal ficaram proibidas entre março de 2020 – quando a capital registrou o primeiro caso de Covid-19 – e novembro de 2021, quando o Executivo liberou os espaços. Shows podem acontecer desde setembro do ano passado, com apresentação obrigatória do cartão de vacinação para liberação da entrada do público.
O governador em exercício, Paco Britto, informou que a proibição não vale para festas particulares, como formaturas e casamentos.
Esta é a segunda medida de restrição imposta pelo GDF, este mês, para conter o avanço da pandemia de Covid-19. Em 12 de janeiro, o Executivo proibiu shows, eventos e festivais com cobrança de ingresso.
Aumento de casos
O Distrito Federal passa por uma alta no contágio da Covid-19. Apenas nesta terça-feira (18), foram registrados mais 4.780 novos casos conhecidos da doença.
Este foi o maior número diário na capital desde o início da pandemia. O recorde anterior era do dia 11 de janeiro, quando houve 4.220 contaminados.
O informativo da pasta mostra ainda que mais 4 pessoas morreram. Desde o início da pandemia, 11.132 pessoas perderam a vida e 551.680 foram infectadas pelo coronavírus em Brasília
A taxa de transmissão da Covid-19 chegou a 2,31. Este é o índice mais alto do ano e o segundo maior na capital, ficando atrás apenas de março de 2020, quando esteve em 2,61.
O número indica que cada 100 infectados contaminam outras 231pessoas. Quando o índice fica abaixo de 1, significa queda das transmissões, mas, acima disso, alerta para o aumento de casos.