Algumas regiões podem ter máximas até 5ºC acima da média. Condições não devem configurar um novo veranico.
Por Júlia Carvalho, g1
Tempo deve ficar seco e quente em boa parte do país. — Foto: INmet
As temperaturas voltam a subir no Centro-Oeste e no Sudeste nos próximos dias com o afastamento de uma massa de ar frio instalada no país. De acordo com a Climatempo, a faixa central do Brasil deve ser a mais afetada, com algumas áreas registrando máximas até 5ºC acima da média.
Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo, comenta que a grande mudança deve ser observada no Sul do país.
“A região vai passar por uma nova frente fria a partir de sábado. No sábado já chove no Rio Grande do Sul, mas o pior da chuva deve acontecer no domingo” analisa Luengo.
O meteorologista explica que no domingo a chuva deve ser mais intensa no Rio Grande do Sul e também no oeste de Santa Catarina, com o avanço da frente ria. Algumas cidades gaúchas podem ter temporais.
Já para as demais regiões, o afastamento da massa de ar frio provoca uma mudança na direção dos ventos, que passam a vir da faixa norte do país – o que favorece a elevação gradual das temperaturas.
Calor é veranico?
Apesar da expectativa de temperaturas acima da média na região central do país nos próximos dias, os meteorologistas pontuam que o cenário não deve configurar um novo veranico.
☀️Veranicos são períodos de mais de quatro dias quentes durante o inverno ou o outono. São dias de temperatura acima de média, tempo seco e pouca chuva. Esses eventos não necessariamente configuram ondas de calor.
Assim, para que se caracterizar um veranico seria preciso que os termômetros seguissem registrando marcas elevadas por ao menos cinco dias consecutivos, o que não deve acontecer desta vez.
Além disso, alguns limites de média de temperatura precisariam ser ultrapassados, bem como o estabelecimento de padrões atmosféricos específicos – outra situação que não está prevista.
Baixa umidade do ar
Ainda que o Sul do Brasil tenha previsão de chuva para os próximos dias, boa parte do país deve seguir com tempo seco.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para a baixa umidade do ar que deve predominar em toda a região central e em parte do Nordeste do país. (veja no mapa abaixo)
A região central do país deve ter baixo índices de umidade relativa do ar nos próximos dias. — Foto: Inmet
Segundo o Inmet, essas regiões podem ter índices de umidade relativa do ar entre 30% e 20% nos próximos dias.
🥵🫗Nessas condições, as recomendações são:
- Ingerir muito líquido;
- Evitar desgaste físico nas horas mais secas;
- Evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.