quinta-feira, 26/06/25
HomeDestaqueCirurgias eletivas são retomadas na rede pública do DF de modo definitivo,...

Cirurgias eletivas são retomadas na rede pública do DF de modo definitivo, diz Secretaria de Saúde

Procedimentos voltam a ser realizados a partir de segunda-feira (1º). Operações foram suspensas em junho e, desde então, autorizações eram anunciadas a cada semana.

Cirurgias eletivas de todos os tipos são retomadas pela rede pública de saúde do DF — Foto: Breno Esaki/Agência Saúde
Cirurgias eletivas de todos os tipos são retomadas pela rede pública de saúde do DF — Foto: Breno Esaki/Agência Saúde

As cirurgias eletivas serão retomadas, de modo definitivo na rede pública do Distrito Federal, a partir da próxima segunda-feira (1º), segundo anúncio da Secretaria de Saúde. Os procedimentos foram suspensos em 29 de junho e, desde então, a pasta anuncia autorizações semanais para o atendimento de pacientes. A medida levava em consideração o cenário da pandemia de Covid-19.

Durante esse período, estavam mantidas apenas cirurgias oncológicas, cardiovasculares, transplantes e judicializadas, além das das cirurgias de urgência.

O secretário adjunto de Assistência à Saúde, Petrus Sanchez, explicou que foram adquiridos insumos e medicamentos “capazes de garantir um estoque mínimo suficiente” para a realização de procedimentos cirúrgicos, que antes estavam suspensos.

“Com o abastecimento regularizado, todas as cirurgias, de todas as especialidades, voltam à normalidade.”

De acordo com Sanchez, as regionais de Saúde “devem se organizar, montar mapas, solicitar os estoques necessários de insumos e medicamentos” para a realização das cirurgias. O Complexo Regulador em Saúde do DF (CRDF) fará o direcionamento de pacientes às vagas ofertadas.

“O dia 1º de fevereiro já é a data para ocorrer as cirurgias eletivas em todos os hospitais do DF e não para começar a organizar. Mapas cirúrgicos e reabastecimento de estoques devem ser realizados durante esta semana. Na segunda-feira queremos voltar à normalidade em todas as especialidades.”

Cirurgias eletivas e Covid-19

Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, além do estoque de insumos e medicamentos para os procedimentos cirúrgicos, também foram considerados pontos como a taxa de ocupação de leitos Covid-19 na rede pública do Distrito Federal, com suporte de ventilação mecânica. Na tarde de terça-feira (26), a ocupação estava em 58,89%, conforme atualização na Sala de Situação do GDF.

Segundo a pasta, “o cenário atual está sendo monitorado sistematicamente para garantir que todas as medidas sejam adotadas sem prejudicar a assistência aos pacientes”.

Suspensão das cirurgias eletivas

Durante o período de suspensão das cirurgias eletivas na rede pública, que começou em 29 de junho de 2020, a Secretaria de Saúde manteve a realização das cirurgias oncológicas, cardiovasculares e transplantes, além de atender pacientes que foram à Justiça para garantir os procedimentos.

Em outubro, os procedimentos iniciaram uma retomada gradativa, iniciando pela especialidade oftalmológica. Depois, em novembro, as ginecológicas, urológicas e vasculares voltaram a ser realizadas.

Desde 2 de dezembro, a Secretaria de Saúde retomou os procedimentos eletivos em geral. A prorrogação da medida vinha sendo analisada semanalmente(G1 DF)

VEJA TAMBÉM

Comentar

Please enter your comment!
Please enter your name here

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Este campo é necessário

VEJA TAMBÉM