segunda-feira, 10/11/25
HomeDistrito FederalCientistas descobrem hormônio que reduz os efeitos da maconha

Cientistas descobrem hormônio que reduz os efeitos da maconha

Uma equipe internacional de cientistas descobriu que um hormônio esteroide natural reduz a euforia causada pela substância psicoativa da maconha, em um trabalho publicado nesta quinta-feira (2) pela revista “Science”.

Os pesquisadores descobriram que o hormônio pregnenolona diminui a atividade no cérebro do receptor tipo 1 de canabinoide, o que elimina o “barato” causado pelo tetrahidrocanabinol (THC), a principal substância psicoativa da maconha.

Esta descoberta pode levar a novos métodos de tratamento da intoxicação e da dependência de maconha e, segundo o artigo, “também permitiria que os pesquisadores isolassem as propriedades medicinais da erva, bloqueando seus efeitos sobre o comportamento”.

Os hormônios esteroides são moduladores importantes da atividade do cérebro e do comportamento, e desempenham papéis cruciais na regulação de atividades fisiológicas como o comer, o despertar, a reprodução e o comportamento sexual, e participam da regulação da memória e dos estados de ânimo.

A pregnenolona é considerada como a precursora inativa de todos os hormônios esteroides e, segundo os autores, seus efeitos funcionais não foram investigados o suficiente.

“A administração de THC aumenta substancialmente a síntese da pregnenolona no cérebro pela ativação do receptor Tipo 1 de canabinoide”, acrescentou o estudo. “A pregnenolona, então, atua como inibidor específico de sinal do receptor e reduz vários efeitos do THC”.

“Esta reação negativa mediada pela pregnenolona revela um ciclo, que antes era desconhecido, que protege o cérebro da ativação excessiva do receptor, o que poderia abrir o caminho para o tratamento da intoxicação e da dependência de maconha”, sustentou o artigo.

VEJA TAMBÉM
- Publicidade -spot_img

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Este campo é necessário

VEJA TAMBÉM