Imunossuprimidos são o alvo e devem respeitar intervalo de quatro meses após a 3ª dose. Capital ainda não tem prazo aderir ao plano
Aline Massuca/Metrópoles
Rio de Janeiro – Municípios no estado do Rio de Janeiro começaram a aplicar a quarta dose da vacina contra a Covid-19. O alvo são as pessoas imunossuprimidas – com o sistema imunológico comprometido, como os pacientes em tratamento de câncer ou com o vírus HIV.
Participam da vacinação os municípios da Região Metropolitana como Niterói, Nilópolis, e Nova Iguaçu. Campos dos Goytacazes, no norte do estado, também oferece a quarta aplicação. A capital ainda não tem um prazo para aderir ao esquema.
De acordo com a TV Globo, as cidades de Nilópolis e Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, começaram a aplicar a quarta dose no fim de 2021 para imunossuprimidos com mais de 18 anos. Já em Niterói, o serviço começou nesta segunda-feira (3/1).
O Ministério da Saúde anunciou a quarta dose para pacientes imunossuprimidos há duas semanas, respeitando o intervalo de, pelo menos, quatro meses após a última dose.
Das cidades que já iniciaram a oferta, apenas Nova Iguaçu não segue a orientação e aplica a quarta dose com espaço de apenas 28 dias.
Na capital, o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, explica que a estratégia é aumentar a cobertura da dose de reforço na população. “Pode ser que isso (quarta dose) seja necessário mas, neste momento, a nossa principal estratégia é aumentar a terceira dose”, disse Daniel Soranz.