O estado de atenção foi decretado por volta de 12h54.
Formação de nuvens na Zona Leste de SP — Foto: Arquivo Pessoal
Todas as regiões da cidade de São Paulo entraram em estado de atenção para alagamentos na tarde desta sexta-feira (20), de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências da prefeitura.
O estado de atenção foi decretado por volta de 12h54:
- Zona Norte, às 12h54
- Zona Leste, às 12h54
- Zona Oeste, às 12h54
- Zona Sul, às 12h54
- Zona Sudeste, às 12h54
- Centro, às 12h54
- Marginal Tiete, às 12h54
- Marginal Pinheiros, às 12h54
A chuva foi consequência de áreas de instabilidade devido a aproximação de uma frente fria, que virou o tempo na capital. Imagens do Imagens do radar meteorológico do CGE mostram chuva isolada e forte na Zona Norte que atua nos municípios de Cajamar, Franco da Rocha e Francisco Morato.
Essas instabilidades têm deslocamento para a Zona Norte de São Paulo e devem atingir também as Zonas Oeste e Central, inicialmente, mas devem se generalizar nas próximas horas.
Ao longo do dia, a chuva pode se intensificar, com rajadas de vento e queda de granizo.
Previsão para os próximos dias
Com o ínicio do verão, no sábado (21), o tempo deve permanecer instável e chuvoso durante o dia. As instabilidades deverão ter intensidade moderada a forte, principalmente durante a tarde. A temperatura deve variar entre mínima de 20ºC e máxima de 25ºC, com taxas mínimas de umidade do ar em torno dos 75%. A continuidade das chuvas mantém o potencial para a formação de alagamentos, extravasamento de rios e córregos, bem como deslizamentos de terra nas áreas de risco.
Já no domingo (22), a frente fria se afasta do litoral paulista, mas o vento predominante de sul/sudeste mantém o céu com muitas nuvens e umidade elevada. O risco de novos temporais diminui, com previsão apenas de pancadas isoladas de chuva entre o final da manhã e o início da tarde, porém com baixo risco de formação de alagamentos. As temperaturas devem registrar mínima de 20°C na madrugada e a máxima por volta dos 25°C no período da tarde. A umidade do ar estará elevada, com valores entre 70% e 95%.