Engarrafamento na EPTG, na manhã desta segunda-feira (19) — Foto: TV Globo/Reprodução
A segunda-feira (19) amanheceu chuvosa e engarrafada no Distrito Federal. Por causa do tempo fechado, o Corpo de Bombeiros recebeu uma série de chamados para queda de árvores, alagamentos nas ruas e acidentes de trânsito. Algumas regiões também ficaram sem energia elétrica.
No início da manhã, até às 8h30, a Estrada Parque Taguatinga (EPTG) ainda apresentava retenção no trânsito, por conta de cinco acidentes, sem gravidade, ao longo da via. A BR-070 também ficou congestionada devido à chuva intensa e batidas entre veículos.
Já na BR-020, por volta das 4h, um caminhão carregado de soja tombou na pista (veja foto acima). A carga se espalhou por todo as faixas da rodovia. A via precisou ser interditada no sentido Formosa (GO) a Brasília (DF).
Previsão do tempo
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) são esperados 159,8 milímetros (mm) de chuva em todo mês de outubro, no DF.
Somente entre 21h de domingo até as 8h desta segunda-feira, o Plano Piloto registrou 27,6 mm de chuva. A estação de Águas Emendadas marcou 30 mm, além de 22 mm no Paranoá, e 15 mm no Gama.
Cachorro na janela observa chuva na Asa Norte, no Distrito Federal — Foto: TV Globo/Reprodução
Segundo a meteorologista do Inmet Naiane Araújo, a previsão para esta semana é de tempo “bastante instável”, com predomínio de nuvens e condição para chuva, pelo menos, até quarta-feira (21). “Na quinta (22) e sexta-feira (23), a tendência é de mais abertura, com condição de pancadas de chuva”, explica.
“Os dias permanecem fechados e com condição de chuva a qualquer hora.”
Ainda de acordo com o instituto, a previsão a médio prazo é de “condição boa de chuva” até 4 de novembro. “A última semana de outubro, até o começo de novembro devem ter chuvas mais volumosas”, diz a meteorologista. “Em novembro entramos, de fato, na estação chuvosa”.
Falta de energia
A chuva também causou queda de energia. Até as 8h desta segunda-feira, a Companhia Energética de Brasília (CEB) registrava 138 chamados para atendimento em todo o DF, divididos pelas seguintes áreas:
- Leste: 24
- Centro: 43
- Oeste: 09
- Sul: 62
De acordo com a CEB, os chamados são atendidos por ordem de registro, considerando-se os casos emergenciais e prioritários. A companhia orienta aos clientes que estão sem energia nos imóveis, que registrem por chamados por meio do aplicativo CEB Distribuição, disponível gratuitamente nas lojas virtuais.
Até a última atualização desta reportagem, 22 equipes do plantão da companhia atuavam no atendimento às ocorrências já registradas.
Queda de árvores
Nesta segunda-feira, o DF registrou rajadas de vento, relâmpagos e estragos em algumas regiões. Houve registro de queda de árvores em pelo menos cinco localidades, desde a madrugada. Ninguém se feriu.
Na SQS 306, na Asa Sul, dois carros foram atingidos por uma árvore que caiu. Segundo os porteiros de um prédio na quadra, o acidente aconteceu durante a madrugada, logo depois da meia-noite.
Ainda na Asa Sul, o vento também derrubou uma árvore na tesourinha da 111/112 Sul, no domingo (18). Os bombeiros precisaram bloquear a faixa da saída da tesourinha para o Eixinho W, para a retirada dos galhos.
Outro caso semelhante ocorreu em Samambaia. Uma árvore caiu na QR 511, conjunto 7. De acordo com a corporação, ela apenas “encostou” em uma garagem e não causou danos à casa.
Árvore caiu em estacionamento da SQS 306, no DF — Foto: TV Globo/Reprodução
G1/DF