Mesmo com bons resultados, vice-governadora Celina reforça necessidade de atenção à segurança pública

A vice-governadora Celina Leão (PP) abriu a 94ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp) na tarde desta quinta-feira (20), realizada na Residência Oficial de Águas Claras. O evento, que segue até hoje (21), reúne secretários de Segurança Pública de todo o Brasil, com o intuito de promover o diálogo e a troca de experiências sobre temas fundamentais para a área de segurança.
Em seu discurso de abertura, Celina Leão destacou a importância de se manter vigilante em relação à segurança pública, mesmo diante dos bons índices conquistados pelo Distrito Federal. Ela lembrou que, apesar de Brasília ser reconhecida como a segunda capital mais segura do país no Atlas da Violência 2024 e de o DF ter registrado a menor taxa de homicídios dos últimos 48 anos, o desafio de avançar na segurança pública ainda persiste. “Esse é um tema que, apesar de termos índices muito positivos, o nosso desafio é de nos superar. Esse é um tema que você em nenhum momento pode negligenciar”, afirmou, reforçando a necessidade de atenção contínua às questões de segurança.
Celina também ressaltou o papel do Distrito Federal como a capital do país e destacou a relevância de ter o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, como presidente do Consesp. Ela reforçou que a troca de experiências e o constante diálogo com o Ministério da Justiça e com as secretarias estaduais são essenciais para a construção de políticas de segurança pública mais eficazes. “Nós cumprimos uma vocação constitucional, somos a capital da República, o centro do Poder. Hoje temos o privilégio de contar com o nosso secretário de Segurança como presidente deste Conselho e isso se faz necessário”, afirmou.

O secretário Sandro Avelar, que preside o Consesp, também pontuou a importância da colaboração entre os diferentes entes da federação. “Esse encontro é uma oportunidade de ouvir os governos estaduais, trazendo suas impressões, e de dialogar com o governo federal, que tem sido um grande parceiro nesse esforço de melhorar a segurança pública do país”, destacou. Avelar ainda lembrou que, de acordo com pesquisas recentes, a segurança pública é uma das maiores preocupações dos brasileiros, o que torna o diálogo entre os diferentes níveis de governo ainda mais relevante, considerando as distintas realidades dos estados.
A reunião contou também com a participação do governo federal, representado pelo secretário Nacional de Segurança Pública, Mario Sarrubbo, e pela secretária Nacional de Políticas sobre Drogas, Marta Machado. Sarrubbo enfatizou a importância da padronização dos indicadores de crimes violentos entre os estados e a continuidade da colaboração entre as esferas federal e estadual para aprimorar as políticas de segurança pública. “Esses encontros são sempre muito positivos. A troca de expertise entre os estados e o governo federal é fundamental. E, muitas vezes, o que discutimos aqui acaba se refletindo em políticas adotadas pelo governo federal, pois ouvimos as necessidades dos estados e buscamos soluções conjuntas”, concluiu Sarrubbo.
A 94ª edição do Consesp segue com uma programação que inclui debates sobre temas cruciais para a segurança pública, como a padronização de dados e operações entre as unidades da Federação, sempre respeitando a autonomia dos estados.