Celebrando a vida – seus encontros e desencontros 

0
Zezé, Maria José Rocha Lima
Reprodução/Arquivo pessoal

Maria José Rocha Lima[1] 

As soroptimistas e ex- soroptimistas realizaram uma visita à amiga Patrícia Oliver, presidente do Conselho de Mulheres Cristãs do Brasil, celebrando a vida, seus encontros e desencontros.  

Patrícia foi soroptimista e há nove anos é presidente do Conselho de Mulheres Cristãs do Brasil. Para ela, “o que a impulsiona a prosseguir são os valores éticos e morais que aprendeu com os seus pais desde pequenininha, e o prazer e a alegria que tem em realizar o trabalho voluntário em favor dos mais necessitados”. E disse ainda que não dá para ficar apática diante da situação recorrente de violência e exclusão social a que mulheres e meninas são submetidas. 

Durante o encontro, Isabel Cristina de Morais, presidente do SI Brasilia Sudoeste; as empresárias Alice Oliveira (pastora de Deus), Alessandra Amorim e Jussara Dutra, meu filho Lucas Vicente e sua esposa, Mônica, e eu discutimos desde o Livro da Sabedoria da Bíblia até A Ética à Nicômaco, de Aristóteles.  

Nada funcionaria não fosse a recepção de Paula Rafaela e Bruninha, filha e neta de Patrícia, que nos ofereceram uma mesa cheinha de carinhos e delícias.  

Demos boas risadas com a bem- humorada empresária Alice Oliveira. Ela foi a nossa oradora, transmitindo belas mensagens do amor de Deus, por todas nós. 

Todas estávamos verdadeiramente conectadas com Patrícia Oliver.  Às vezes emocionadas e sentindo profundamente aquele momento. A partir desse encontro franco, amigo e sensível, ouvimos mensagens que foram como um abraço, mas não dispensamos o abraço físico, bem apertadinho. 

Foram trocas preciosas e delicadas, que me fizeram sentir como se estivéssemos todas mais pertinho uma das outras e mais cientes sobre a vida e sobre os seus obstáculos.  

O encontro entre essas garotas de 25 a 70 anos ainda teria o que render, não fosse o tempo rei. Talvez precisássemos menos de terapeutas, se encontros como esses fossem frequentes. Principalmente para tratarmos de assuntos que nos impactam, nos inquietam, ou que julgamos serem temas sensíveis.   

[1] MARIA JOSÉ ROCHA LIMA é mestre em educação pela Universidade Federal da Bahia e doutora em psicanálise. Foi deputada de 1991 a 1999. É presidente da Casa da Educação Anísio Teixeira. E membro da Soroptimist International SI Brasília Sudoeste. Sócia Benemérita da Hora da Criança. 

spot_img

Comentar

Please enter your comment!
Please enter your name here