A ansiedade pela reabertura de bares e restaurantes do Distrito Federal durante a pandemia de Covid-19 somada à vontade de reunir amigos resultou em dor de cabeça para um grupo de empresários de Brasília.
Donos do bar Responsa, Cássio Aguiar, Guilherme Silva e Fred Leal decidiram reunir pessoas próximas, no último sábado (19/9), para comemorar o aniversário de Gustavo Leal, outro sócio. Embora os organizadores tivessem demonstrado cuidado com as regras estabelecidas para evitar a disseminação da Covid-19, participantes do evento disseram ter sido infectados pelo novo coronavírus.
A agenda das homenagens foi intensa: iniciou com almoço no restaurante de cortes argentinos, seguiu para um happy hour no próprio Responsa e continuou, no dia seguinte, durante um passeio de lancha pelo Lago Paranoá. Nos três eventos, os convidados acabaram se descuidando sobre os riscos de contágio e deixaram, por exemplo, a máscara de proteção e o distanciamento social de lado.
Passada a celebração, um dos amigos confirmou ter testado positivo para a Sars-Cov-2. Por isso, outras pessoas resolveram fazer o teste e, ao longo da semana, participantes da celebração teriam relatado sintomas como febre, dor de cabeça e cansaço. Uma das convidadas chegou a postar o resultado positivo do exame para detecção da Covid-19 nas redes sociais.
Há outros casos de convidados com sintomas, mas que não conseguiram realizar ou não receberam o resultado do teste PCR para Covid-19, um dos mais fiéis no diagnóstico. O resultado pode demorar até 48 horas após a coleta do material biológico. Outras pessoas que tiveram contato com os convidados que testaram positivo para a Covid-19 procuraram os laboratórios de análise clínica.