Parlamentares petebistas, presidentes de diretórios regionais, movimentos partidários e dirigentes nacionais assinaram nesta segunda carta de apoio ao presidente licenciado do Partido Trabalhista Brasileiro, Roberto Jefferson, e à presidente em exercício, Graciela Nienov, “repudiando iniciativas de um pequeno grupo que busca, ilegalmente e passando por cima de todo o Diretório Nacional, tomar para si o comando partidário”.
A redação do documento foi motivada após uma ação ajuizada contra o Diretório Nacional, formulada por um grupo de deputados. Os parlamentares pleitearam na Justiça o afastamento de Roberto Jefferson e Graciela Nienov da presidência do PTB, “utilizando de narrativas fantasiosas, mentiras e aleivosias, inclusive plantadas na imprensa”.
Em resposta à ação do grupo minoritário, ficou definida, na última reunião realizada entre a Graciela Nienov e os Presidentes Regionais, a elaboração da carta de apoio. A proposta foi feita por Edir Oliveira, Presidente do PTB no Rio Grande do Sul, “na intenção de demonstrar a força e união das lideranças e dos dirigentes e seu total apoio à Direção do partido”.
Todos os que assinaram a carta expressaram “repúdio aos ataques que os líderes petebistas vêm recebendo na mídia por meio da disseminação de fake news estimulada pelos inimigos políticos. Tanto que o ministro do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, proferiu decisão contra as intenções do grupo, que, entretanto, permanece tentando emplacar narrativas fantasiosas”.
As lideranças petebistas de todo o Brasil reiteraram a união do PTB em torno das diretrizes firmadas pela presidente em exercício, em função do período eleitoral que se aproxima. Como afirmou Nienov no último encontro com os presidentes estaduais, o objetivo principal do partido nas próximas eleições é consolidar o PTB “como a verdadeira casa dos conservadores brasileiros”.
A carta
“Nós, membros da Executiva Nacional do Partido Trabalhista Brasileiro, por meio desta Carta, manifestamos nosso total REPÚDIO aos ataques, mentiras e difamações lançadas em órgãos de imprensa e redes sociais contra o presidente do partido, Roberto Jefferson, e a vice-presidente, Graciela Nienov. Esses ataques, formulados por um grupo de apenas sete filiados ao partido, fazem parte de uma conspiração moldada com objetivo de promover um golpe para tomada de poder na Diretoria Executiva. Tal conspiração não encontra eco na Justiça, tanto que o Ministro do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, já proferiu decisão contra as intenções do grupo, que, entretanto, segue tentando emplacar suas narrativas fantasiosas junto a blogueiros, sem qualquer qualificação ou compromisso com a verdade.
O Presidente Nacional do PTB, Roberto Jefferson, impossibilitado momentaneamente de responder aos ataques desse grupo, decidiu se licenciar de seu cargo, para que o partido possa dar a resposta necessária aos que buscam, com argumentos falaciosos, conspirar contra a atual Diretoria Executiva petebista. Em carta enviada aos membros do partido, por intermédio de seu advogado, Roberto Jefferson anuncia sua decisão e pede a todos que apoiem Graciela Nienov, que assumirá a presidência do partido por tempo indeterminado.
Aproveitamos para ratificar nossa total adesão à decisão do presidente Roberto Jefferson, e manifestamos nosso apoio irrestrito à presidente Graciela Nienov. Temos a plena confiança de que Graciela Nienov comandará o partido da melhor forma, e que conduzirá a legenda com sabedoria, com atenção às demandas dos diretórios estaduais e municipais e dos movimentos petebistas, com respeito aos membros do PTB, e com a anuência do nosso líder Roberto Jefferson. Estamos unidos e fortalecidos para o período eleitoral que se avizinha, e temos a convicção de que nosso partido está no rumo certo para se tornar a verdadeira casa dos conservadores brasileiros, realidade que irá se impor nas urnas de todo o País em outubro de 2022″.