A PRF confirmou que o acidente na BR-376, no Paraná, matou sete atletas e o treinador de equipe de remo do RS. Motorista também morreu
Reprodução/Redes sociais
Nove pessoas morreram em um acidente na BR-376, em Guaratuba, no litoral do Paraná, depois que uma carreta contêiner tombou sobre uma van que transportava a equipe de remo Remar para o Futuro, neste domingo (20/10). A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), confirmaram que sete vítimas eram atletas de 15 a 19 anos, todos de Pelotas (RS).
A PRF também detalhou que, entre os mortos, está o coordenador técnico do Remar para o Futuro, Oguener Tissot, e o motorista da van, de 30 anos. Um adolescente de 17 anos foi resgatado com vida e com ferimentos leves. Ele foi levado ao Hospital São José, em Joinville (SC), assim como o motorista da carreta.
“A princípio, a carreta, conduzida por um homem de 30 anos, que se feriu levemente, teria perdido os freios e colidido na traseira da van, que foi projetada à frente e colidiu na traseira do automóvel, conduzido por um homem que estava sozinho e não se feriu. Em seguida, a carreta arrastou a van para fora da pista, tombando sobre ela”, detalhou a PRF.
Neste fim de semana, a equipe de remo de Pelotas represtou o Clube Centro Português 1º de Dezembro no Campeonato Brasileiro Unificado, realizado na raia olímpica da Universidade de São Paulo (USP). Eles conquistaram sete medalhas e sofreram o acidente ao retornarem para a cidade de origem.
O projeto de remo garantiu, nesse sábado (19/10), o ouro no four skiff masculino, com Samuel Benites, Henri Fontoura, João Kerchiner e João Milgarejo. No domingo (20/10) o time venceu o ouro no four skiff feminino, com Helen Belony Centeno, ao lado de Evelen Cardoso (GNU), Vitória Brandão e Isabela Silveira (Botafogo).
O Remar para o Futuro também levou três medalhas de prata e duas de bronze, encerrando a competição como a sexta melhor equipe.
Os oito atletas que representavam o projeto ganharam medalhas, e o coordenador técnico classificou o desempenho como “excelente” e “histórico”.
A Prefeitura de Pelotas decretou luto oficial de sete dias por causa do acidente. A prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, se encontrou com familiares na manhã de segunda (21/10).
Vítimas do acidente
Nove óbitos:
- 15 anos (2)
- 16 anos (1)
- 17 anos (3)
- 19 anos (1)
- 43 anos (1)
- 52 anos (1)