Em coletiva de imprensa realizada nesta quarta (18/2), SSF e as forças de seguranças da capital anunciaram balanço do trabalho no Carnaval

Em coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (18/2), a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), juntamente com todos os comandos das forças de seguranças da capital, anunciou o balanço das ocorrências realizadas durante o Carnaval.
O secretário da Segurança, Sandro Avelar, exaltou o trabalho integrado das forças e anunciou que houve uma redução de ocorrências em relação ao mesmo período de 2025.
“A gente se orgulha de dizer que tivemos um Carnaval tranquilo. Vocês perceberam a quantidade de PMs e bombeiros, Detran e policiais civis que estavam na rua”, disse.
“Todos nós estamos felizes com os resultados. A verdade é que nós estamos consolidando o DF como um lugar que tem um Carnaval alegre e pacífico”, destacou.
Segundo Avelar, 70% das ocorrências que envolvem crime contra patrimônio foram de furtos de celulares.
O delegado-geral da Polícia Civil do DF (PCDF), José Werick, disse que houve 20% de redução de ocorrências totais, sendo 5% nos flagrantes e 4% no número de prisões. Ao todo, foram 291 ocorrências atendidas pela corporação.
“Em relação especificamente à tipologia de maior ocorrência, que é a subtração de aparelhos celulares, com certeza com o nosso protocolo de rastreamento final nós chegaremos a esses celulares e devolveremos as seus legítimos proprietários”, disse.
Abordagens e apreensões da PMDF
A comandante da Polícia Militar do DF (PMDF), Ana Paula Habka se disse feliz com os resultados e divulgou o balanço do seu efetivo:
- 1,5 milhão de abordagens da PMDF;
- 459 armas brancas apreendidas;
- 595 objetos que poderiam representar perigo apreendidos;
- 106 apreensões de drogas ilícitas;
- 1 arma de fogo apreendida;
- 20 celulares recuperados.
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros (CBMDF), Moisés Barcelos, também ressaltou que o número de bombeiros foi maior em relação ao ano passado.
“Neste ano disponibilizamos 1.019 bombeiros a mais, e foram 230 ocorrências atendidas pelo CBMDF, sendo 46% por excesso de álcool”, explicou Barcelos.
O Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF) realizou 2,7 mil abordagens, 133 de alcoolemia, e aplicou quase 4 mil infrações de trânsito.
Fonte: Metrópoles

