Proibição vale de sexta-feira (12) até 21 de fevereiro; ponto facultativo está mantido. Objetivo é evitar disseminação do novo coronavírus.
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), proibiu festas, eventos e blocos de carnaval em Brasília. A medida, publicada no Diário Oficial (DODF) desta quinta-feira (11), prevê multa de, no mínimo, R$ 20 mil para quem desrespeitar a regra. O objetivo da norma é evitar disseminação do novo coronavírus.
De acordo com o texto, os eventos carnavalescos estão proibidos de sexta-feira (12) até 21 de fevereiro. A publicação diz que o “decreto não se aplica às demais atividades permitidas ou autorizadas pelas legislações específicas que disponham sobre as medidas de combate à pandemia no Distrito Federal”.
Além de multa, quem descumprir a norma pode responder por crime de infração sanitária, que será apurado pela “autoridade policial competente”. Apesar de ter cancelado os eventos, o governador manteve o ponto facultativo para a data (veja detalhes abaixo).
Até esta quarta-feira (10), O DF registrava 282.649 casos de Covid-19 e 4.649 mortes pela doença.
A medida ainda cria uma força tarefa para promover fiscalização nos dias de carnaval. Veja os órgãos que compõem o grupo:
- Secretaria de Estado de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal);
- Diretoria de Vigilância Sanitária (Divisa);
- Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob);
- Corpo de Bombeiros Militar;
- Polícia Militar (PM);
- Polícia Civil;
- Instituto de Defesa do Consumidor (Procon);
- Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran);
- Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Brasília Ambiental);
- Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri);
- Departamento de Estradas de Rodagens (DER).
As penalidades serão aplicadas pelos órgãos e instituições citados, segundo o decreto. Os autuados terão 10 dias para contestar o ato administrativo. Em caso de reincidência, o valor da multa pode dobrar.
Carnaval cancelado
Em novembro, outro decreto publicado pelo Executivo cancelou as festas públicas de réveillon de 2020 e do carnaval deste ano. A medida também foi para enfrentar a disseminação do novo coronavírus.
Desde 11 de março, estão proibidos no DF eventos de qualquer natureza, que exijam licença do Executivo e tenham público superior a 100 pessoas. A medida entrou em vigor seis dias após a capital registrar o primeiro caso da Covid-19.
G1 DF e TV Globo