Ele tinha 80 anos e estava com Covid-19. Um dos fundadores do grupo na década de 1970, cantor foi o responsável por introduzir o repique de mão no mundo do samba.
O cantor Ubirany Félix Do Nascimento do grupo Fundo de Quintal, morreu de Covid-19 nesta sexta-feira (11) em um hospital do Rio de Janeiro. Ele tinha 80 anos.
Ubirany foi o responsável por introduzir o repique de mão no mundo do samba, instrumento que deu identificação ao Fundo de Quintal, conjunto que ajudou a fundar na década de 1970.
O grupo divulgou uma nota lamentando o falecimento do integrante. (Confira a íntegra ao fim da reportagem).
Em abril, o cantor Sereno, também integrante do grupo, foi diagnosticado com coronavírus.
DVD com Diogo Nogueira
No dia 26 de novembro, o grupo Fundo de Quintal participou da gravação do DVD “Samba de Verão” do também sambista Diogo Nogueira.
A filmagem foi feita em uma balsa em Niterói, com a Baía de Guanabara ao fundo.
O DVD só será lançado no verão do ano que vem.
Grupo nasceu há mais de 40 anos
Toda a nova geração de sambistas e pagodeiros tem influência do Fundo de Quintal e tudo começou no Cacique de Ramos. Beth Carvalho conheceu os integrantes em 1977, quando ainda eram amadores, e deu um empurrão na carreira do grupo.
Em 2018, o grupo lançou um DVD para comemorar a longa carreira.
Nota do grupo Fundo de Quintal:
“É com grande lamento que o grupo Fundo de Quintal, por meio de sua assessoria de imprensa, vem a público informar o falecimento, na manhã desta sexta-feira (11), de Ubirany Félix do Nascimento, o ‘nosso querido’ Ubirany, aos 80 anos de idade.
O sambista estava internado no hospital por complicações decorrentes de sua contaminação por Covid-19.
A assessoria informará, posteriormente, questões sobre velório e sepultamento do sambista. Pedimos respeito ao luto de amigos e familiares, que se manifestarão em momento oportuno e espontâneo”.