Petista governou de 2015 a março deste ano, quando deixou o cargo para disputar o Senado; seu colega da Bahia Rui Costa torrou quase 1 bilhão
O petista Camilo Santana gastou R$ 834 milhões em publicidade oficial durante os quase oito anos em que governou o Ceará. Valor próximo aos R$ 960 milhões empregados pelo baiano Rui Costa, seu colega de partido, no mesmo período, como revelou O Antagonista dias atrás.
No caso de Santana, a conta foi dividida entre as agências Verve Comunicação, Slogan Propaganda, EBM Quintto e Bolero. Algumas dessas empresas já atendiam ao governo do Ceará na gestão de Cid Gomes (PDT) e tiveram seus contratos aditivados em até dez vezes o valor original.
Em valores contratados e ainda não liquidados, o gasto com propaganda ultrapassaria R$ 1 bilhão.
O ano em que Camilo mais gastou com publicidade foi 2017, véspera da disputa pela reeleição. Foram R$ 162 milhões, em valores históricos— cerca de R$ 301 milhões corrigidos pela inflação.
Em 2017, as agências EBM Quinto e Bolero também conquistaram contrato de R$ 35 milhões com o Banco do Nordeste. O menor gasto do governo petista foi em 2018, com R$ 82,1 milhões, em valores históricos — R$ 148 milhões corrigidos. Na média, o gasto anual foi de R$ 114 milhões.
Os dados da execução orçamentária foram extraídos do próprio site oficial da Secretaria de Planejamento e cruzados com o Portal da Transparência do governo cearense, até o mês de março,quando Camilo desincompatibilizou-se do cargo para disputar o Senado em outubro.
Em termos comparativos, no ano passado o governo de João Doria, em São Paulo, estimou em R$ 153 milhões o gasto com publicidade para 2022, o maior em cinco anos e um aumento de 70% em relação aos 90,7 milhões de 2021.
O site tentou sem sucesso contato com o governo cearense e permanece aberto para manifestação.
Fonte: O Antagonista*