A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) retoma, nesta terça-feira (4), as atividades parlamentares e faz a primeira sessão depois de um mês sem votação geral no plenário. Os distritais vão analisar, a distância, vetos do governador Ibaneis Rocha (MDB).
A última votação ocorreu no dia 30 de junho, quando os parlamentares interromperam as sessões a distância e compareceram ao plenário. A votação foi para decidir sobre a reforma da previdência dos servidores e a lei de diretrizes orçamentárias, que é um esboço do orçamento de 2021.
Os distritais ficaram de sobreaviso durante o período de recesso. No entanto, o presidente da CLDF, Rafael Prudente (MDB), não convocou os parlamentares. Apenas as comissões se reuniram, de forma remota.
Desde o início da pandemia do novo coronavírus, cinco deputados foram diagnosticados com Covid-19. Entre os servidores da Casa, 24 contraíram o vírus (saiba mais abaixo).
Descontaminação na CLDF
Durante os mais de 30 dias sem votação na Câmara, o local passou por desinfecção. Uma empresa foi contratada – sem licitação – para limpar o plenário, as galerias, os corredores e os gabinetes da CLDF.
O valor do contrato é de R$ 73 mil e a substância usada foi “quaternário de amônia” – um produto que consegue destruir o vírus quando entra em contato com ele, conforme a descrição da empresa. Segundo a CLDF, a limpeza vai ser repetida todo último domingo do mês, até o final do ano.
Servidores e deputados com Covid-19
Um servidor da Câmara Legislativa foi diagnosticado com Covid-19 poucos dias depois de trabalhar presencialmente, durante uma sessão, em junho. Segundo a CLDF, ele não pegou a doença no trabalho e não passou para outra pessoa na Casa. O servidor já está recuperado.
A Câmara informou que o setor de saúde registrou 29 casos do novo coronavírus desde o começo da pandemia – sendo cinco deputados e 24 servidores. Nenhum dos distritais precisou ser internado.
Deputados diagnosticados
- Daniel Donizet (PSDB)
- Martins Machado (Republicanos)
- Iolanda Almeida (PSC)
- Rodrigo Delmasso (Republicanos)
- Eduardo Pedrosa (PTC)
Dos cinco parlamentares, Eduardo Pedrosa é o único que ainda está com os sintomas da doença. O distrital disse que começou a ter febre na última quinta-feira (30) e, logo depois, passou a sentir dores no corpo, mal-estar e dificuldade para respirar.
“Eu tive essa febre por mais ou menos 4 dias. Fiquei muito preocupado e acabei fazendo o teste e tive o diagnóstico do Covid-19”, afirma Pedrosa.
O deputado está em repouso, em casa. “Peço que as pessoas também tomem essas precauções, se cuidem, cuidem das suas famílias e tenho certeza que sairemos mais fortes dessa”, afirmou.