Reprodução
Em meio à crise causada pela pandemia do novo coronavírus e a um cenário preocupante na economia, a Câmara Legislativa lançou o programa Formando o futuro para qualificar jovens e prepará-los para o mercado de trabalho por meio de cursos gratuitos de capacitação que serão disponibilizados no portal da Casa. A previsão é de que as inscrições sejam abertas na primeira semana de julho.
A ideia é oferecer, sobretudo a jovens de regiões mais carentes e sem emprego, a possibilidade de se capacitar em áreas como economia criativa e empreendedorismo. Conteúdos como inteligência artificial, programação, desenvolvimento e robótica estão entre os que serão ofertados.
“O programa Formando o futuro nasceu justamente com a ideia de que principalmente os jovens, que são mais afetados pelo desemprego, precisam ter acesso a cursos de iniciação profissional à distância”, contou o vice-presidente da Câmara Legislativa, Rodrigo Delmasso (Republicanos).
A oferta de conteúdo voltado para novas tecnologias, explica o distrital, é uma forma de preparar os jovens para as mudanças trazidas pelo cenário atual em que a tecnologia se tornou cada vez mais presente.
“É uma preocupação formar nossa juventude para as ‘novas profissões’ e ajudá-los a se preparar para o novo normal, que virá depois da pandemia. O mercado também vai se adaptar e vai precisar de pessoas capacitadas para isso”, justifica.
Gratuitos
Para tirar a ideia do papel, será assinado um termo de cooperação com a Fundação de Apoio à Pesquisa (FAP), que disponibilizará os cursos para que sejam inseridos na plataforma do Laboratório Hacker de Inovação (Labhinova) e pela Escola do Legislativo (Elegis) da Câmara Legislativa.
“São cursos já desenvolvidos pela FAP e que serão ofertados na nossa plataforma. Por isso, serão gratuitos e não haverá custo adicional para a Câmara, pois será usada a estrutura que já temos”, acrescenta Delmasso.
A iniciativa foi idealizada pela vice-presidência e pela Terceira Secretaria da Casa, que é chefiada pela distrital Jaqueline Silva (PTB), e contou com o apoio de toda a Mesa Diretora.