O Banco de Brasília (BRB) registrou lucro líquido recorrente de R$ 113,5 milhões no 3° trimestre de 2020. O resultado referente a julho, agosto e setembro deste ano é 15,8% maior em relação ao 2° trimestre. O balanço com os dados mais recentes do banco foi divulgado nesta sexta-feira (13/11).
Levando-se em conta os nove primeiros meses de 2020, o lucro líquido recorrente chegou a R$ 319 milhões. Houve um aumento de 12,8% em comparação ao mesmo período de 2019.
Segundo o BRB, o desempenho é resultado do crescimento do nível de negócios, expansão da carteira de crédito, ampliação da margem financeira, maior relacionamento com os clientes e melhora na eficiência operacional.
O presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, disse que a instituição também teve atuação importante na mitigação da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus. O programa Supera-DF movimentou R$ 4,4 bilhões em novas contratações e repactuação de financiamento contratados anteriormente. No total, 4,6 mil empresas e em torno de 32 mil pessoas foram atendidas.
“No período, lançamos, ainda, por meio de parceria estratégica e inovadora com o Flamengo, o banco digital Nação BRB Fla. A ação faz parte da estratégia de expansão digital, que veio acompanhada pelo lançamento do novo mobile e outros produtos digitais, permitindo ao BRB a ampliação de sua base de clientes”, afirmou.
Carteira de crédito
No 3° trimestre, a carteira de crédito ampla alcançou R$ 14,5 bilhões, um aumento de 9,3%. Em um ano, o crescimento foi de 43,9%. O crédito à pessoa física, considerado o destaque, chegou a R$ 11,3 bilhões. Nesse caso, o resultado é 6,9% do que o trimestre anterior e 35,3% em relação a 12 meses atrás.
O crédito imobiliário no BRB também subiu e atingiu R$ 1,8 bilhão, elevação de 23,5% no trimestre e de 97,6% em um ano. O crédito para pessoa jurídica obteve marca de R$ 1,1 bilhão de saldo em carteira. O crescimento foi de 15,1% no 3° trimestre e de 97,5% em 12 meses.
Também teve resultado positivo no crédito rural, que registrou aumento de 8,3% no 3° trimestre e de 18,6% em 12 meses, alcançando R$ 325 milhões de saldo.
As despesas com provisão para o devedores duvidosos no 3° trimestre chegaram a R$ 67 milhões, crescimento de 24,3% em relação ao 2° trimestre.
Inadimplência e receitas
Apesar da crise, a inadimplência ficou em 1,57% no 3° trimestre, queda de 0,4 ponto percentual em comparação ao mesmo período do ano passado. O índice está abaixo da média de mercado, que é de 2,4%.
O BRB encerrou o 3° trimestre com índice de Basileia (um indicador de risco) de 14,07%, dos quais 13,39% no capital nível I e 0,68% no capital nível II. Os bancos devem deixar a porcentagem acima do nível regulatório, que é de 9,25%.
Receitas
O BRB registrou queda de 3,6% nas receitas com prestação de serviços e tarifas em relação ao trimestre anterior. Em relação ao 3° trimestre de 2019, contudo, houve um aumento de 13,5%. Nos nove meses de 2020, essas receitas chegam a R$ 397 milhões. O valor é 36,1% maior em relação ao mesmo período de 2019.
As tarifas com pessoa física, que foram de R$ 30 milhões, aumentaram 15,6%, em comparação com o 2° trimestre deste ano. Se levar em conta o período de janeiro a setembro, a arrecadação atingiu R$ 82,7 milhões, uma elevação de 11% em um ano.
Já com o cartão de crédito, as receitas foram de R$ 17,8 milhões no 3° trimestre, crescimento de 22,5% na comparação com o 2° trimestre deste ano. Em nove meses, o número atingiu R$ 48,9 milhões, incremento de 15,7% em 12 meses.
Captação
O saldo de captação atingiu no 3° trimestre R$ 16,2 bilhões, o que representa crescimento de 44,5% em relação ao mesmo período de 2019 e de 16,1% na comparação com o 2° trimestre deste ano. A captação por meio de Letras Financeiras apresentaram aumento de 470,2% no 3° trimestre, em relação ao trimestre anterior, atingindo R$ 1,3 bilhão. No ano, o crescimento acumulado foi de 558%.
Também registraram aumento as captações com poupança, que atingiram saldo de R$ 2,4 bilhões, crescimento de 21,7% em 12 meses e de 6,1% em relação ao trimestre anterior.
Mundo digital
A estratégia digital do BRB obteve indicadores positivos no 3° trimestre. As transações nos canais digitais cresceram 31,3% em um ano. Só nas transações de internet banking e mobile, houve 64,5% de aumento.
No período, o BRB também lançou o banco digital em parceria com o Flamengo, o Nação BRB Fla. Essa é uma parceria inédita com o time de maior torcida do mundo. Entre julho, quando foi lançado, e setembro, o novo banco abriu 49 mil.
Dentro das ações de expansão no mundo on-line, o BRB lançou uma nova versão do aplicativo, que promete uma melhor experiência aos clientes. A instituição financeira também inaugurou um novo programa de inovação e modernizou seu simulador de crédito imobiliário.
Em setembro de 2020, o número de clientes do BRB era de 738 mil clientes, um crescimento de 17% em 12 meses. A maioria são pessoas físicas (706 mil). Em um ano, a procura maior, porém, foi de empresas: o número de pessoas físicas com contas cresceu 23% em relação ao 3° trimestre de 2019 e chegou a 32 mil.
No total, o BRB tem 136 agências. No Distrito Federal, são 119 e outras 17 estão localizadas no Entorno do DF, em Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Além das agências, a instituição está presente no país por meio de 134 correspondentes bancários (BRB Conveniência), oito correspondentes Imobiliários, 590 ATM próprios complementados por mais de 40 mil ATMs da Rede Banco 24 horas e rede compartilhada.