No Brasil, 15 estados e o Distrito Federal estão em zona livre da doença. Animais diagnosticados pertenciam a uma criação de subsistência
A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) registrou um surto de peste suína clássica (PSC) no Brasil. Segundo comunicado da entidade, a infecção ocorreu no Ceará.
Os nove animais que foram diagnosticados com a doença pertenciam a uma criação de subsistência. Do total, oito morreram e um foi sacrificado.
“As investigações ainda estão em andamento para identificar a origem e as ligações epidemiológicas. As medidas de erradicação serão implementadas com abate dos animais existentes na propriedade e contatos dentro da mesma unidade epidemiológica”, explica o boletim da OIE.
Também conhecida como febre suína ou cólera dos porcos, peste suína clássica é uma doença viral, altamente contagiosa, que afeta somente suínos e javalis e não oferece riscos à saúde humana nem tem impacto na saúde pública. O último caso da doença no país ocorreu em outubro do ano passado em uma criação de subsistência no Piauí.
No Brasil, 15 estados e o Distrito Federal (veja lista no fim da reportagem) estão em zona livre da doença. A região concentra mais de 95% de toda a indústria suinícola brasileira e não registra casos desde janeiro de 1998.
Assim como o Piauí, o Ceará não faz parte da zona livre de preste suína clássica no país. As informações foram divulgadas nesta segunda-feira (11/10).
Veja estados da zona livre da peste suína:
- Rio Grande do Sul
- Santa Catarina
- Paraná
- Minas Gerais
- São Paulo
- Mato Grosso do Sul
- Mato Grosso
- Goiás
- Distrito Federal
- Rio de Janeiro
- Espírito Santo
- Bahia
- Sergipe
- Tocantins
- Roraima
- Acre