Serão enviados bombeiros e especialistas de órgãos federais no combate a esse tipo de incêndio. Brasil já havia anunciado envio de brigadistas do Ibama.
Reprodução
O Ministério das Relações Exteriores informou nesta quarta-feira (19) que o Brasil enviará ajuda ao Canadá para combater incêndios florestais no país.
Segundo o governo brasileiro, o apoio consistirá no envio de bombeiros de diversos estados e de especialistas de diversos órgãos federais no combate a esse tipo de incêndio.
Este é o segundo anúncio de ajuda ao Canadá feito pelo Brasil. O país já havia comunicado o envio de brigadistas do Ibama.
Os incêndios florestais no Canadá já deixaram Montreal, por exemplo, coberta de poluição. Além disso, na província de Quebec, foram localizados mais de 80 incêndios, que transformaram a qualidade do ar em insalubre, segundo as próprias autoridades locais.
De acordo com o Itamaraty, a ajuda do Brasil terá duração de um mês e será destinada às áreas mais afetadas do país.
Além disso, ainda segundo o ministério, a lei do Canadá estabelece que, em casos de ajuda humanitária, o país faça o ressarcimento à nação que ofereceu ajuda. Neste caso, o Brasil será reembolsado pelas despesas com o envio da ajuda.
Ao todo, serão enviadas 104 pessoas ao Canadá, integrantes dos seguintes órgãos:
- Ibama;
- ICMBio;
- Ministério do Meio Ambiente;
- Ministério da Integração;
- Força Nacional de Segurança;
- Bombeiros de AC, AP, AM, BA, CE, ES, GO, MA, MT, MG, PA, PB, PR, PE, RJ, RS, RO, SC, SP, TO e DF
Por Filipe Matoso, g1