Os dois líderes discutiram o apoio de longo prazo de ajuda financeira e militar do Reino Unido à Ucrânia
O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, se encontrou com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, neste sábado (9/4), em uma visita suroesa à capital Kiev.
A visita de Johnson ocorre um dia depois que ele anunciou mais 100 milhões de libras em assistência militar do Reino Unido para as forças ucranianas, incluindo armamento antitanque e antiaéreo e os chamados “drones suicidas”, que vagam pelo campo de batalha antes de atacar seu alvo.
Durante o encontro, Johnson disse a Zelensky que a Grã-Bretanha forneceria veículos blindados e sistemas de mísseis antinavio, além de apoio adicional para empréstimos do Banco Mundial.
A Grã-Bretanha também continuará aumentando suas sanções à Rússia e se afastando do uso de hidrocarbonetos russos, disse ele.
Johnson é um dos principais apoiadores da Ucrânia desde o início dos ataques das tropas russas ao país, em fevereiro.
O apoio visa garantir que “a Ucrânia nunca mais seja intimidada, nunca mais seja chantageada, nunca mais seja ameaçada da mesma maneira”, disse Johnson.
Johnson disse que foi um “privilégio” conhecer Zelensky pessoalmente em sua visita surpresa.
A visita, que não havia sido anunciada com antecedência, é “uma demonstração de solidariedade com o povo ucraniano”, segundo escreveu um porta-voz do governo britânico. Ela estabelece um novo pacote de ajuda financeira e militar para a Ucrânia.
Com as viagens aéreas impossíveis, Johnson teria ido para Kiev, provavelmente pelo leste da Polônia. A rota de 400 milhas da fronteira passa pela cidade ocidental de Lviv. Nos arredores da capital, o primeiro-ministro terá visto tanques russos explodidos à beira da estrada, bem como placas irônicas de boas-vindas pintadas por ucranianos dizendo: “Rússia, vá se f..”.
Agenda Capital com The Guardian/Reuters