domingo, 23/02/25
HomeDestaqueBolsonaro reconduz Márcia Abrahão como reitora da Universidade de Brasília

Bolsonaro reconduz Márcia Abrahão como reitora da Universidade de Brasília

Márcia Abrahão Moura. Foto: Repro

 

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) respeitou a lista tríplice e reconduziu Márcia Abrahão Moura ao cargo de reitora da Universidade de Brasília (UnB). A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta sexta-feira (20/11).

Márcia encabeçou a lista votada pelo Conselho Universitário da Universidade de Brasília (Consuni-UnB). Em setembro, diretores e representantes docentes de todas as unidades acadêmicas, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), dos servidores técnico-administrativos e dos discentes de graduação e pós-graduação, além de órgãos complementares e decanos, declararam seus votos após chamada nominal.

 

DOU

 

Ao fim da reunião, Márcia terminou com 85 votos; Olgamir Amacia Ferreira, com dois; e Germana Henriques Pereira, com um. Foram registradas duas abstenções. Não houve voto nulo.

Das três candidatas à reitoria encaminhadas para apreciação presidencial, apenas Márcia Abrahão disputou a preferência da comunidade acadêmica, em agosto deste ano. Na ocasião, servidores, docentes e alunos da instituição votaram por manter a atual gestão (54% dos votos).

Depois vieram as chapas encabeçadas por Jaime Martins de Santana e Gilberto Lacerda dos Santos (18,17%); Maria de Fátima Sousa e Elmira Luzia Melo Soares Simeão (16,58%); e, por fim, a chapa composta por Virgílio Caixeta e Suélia de Siqueira (11,24%). Estavam aptos a votar mais de 52 mil pessoas.

A nomeação para as reitorias federais passa por diferentes etapas, como a definição da lista tríplice de candidatos e a posterior aprovação pelo governo federal, mas não há obrigação de escolha do mais votado.

 

 

VEJA TAMBÉM

Comentar

Please enter your comment!
Please enter your name here

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Este campo é necessário

VEJA TAMBÉM