Prisão não se trata de cumprimento de pena. Mandado foi cumprido na manhã deste sábado (22).
O ex-presidente Jair Bolsonaro foi preso preventivamente na manhã deste sábado (22), em cumprimento a um mandado autorizado pelo Supremo Tribunal Federal.
Bolsonaro foi levado diretamente para a Superintendência da Polícia Federal, em Brasília.
Veja o que disseram políticos e autoridades sobre a prisão de Jair Bolsonaro:
Michelle Bolsonaro, ex-primeira-dama (esposa de Jair Bolsonaro):
“Confio na Justiça de Deus. A justiça humana, como temos visto, já não se sustenta… Mas sei que o Senhor dará o Escape, assim como fez em 2018, quando meu marido foi vítima de uma facada, planejada para matá-lo, por um ex-militante político.
A sua saúde traz sequelas até hoje por causa desse episódio, mas em Deus ele é forte. Ele é GRANDE, e eu amo muito. Não o deixarei desistir do propósito que o Senhor confiou a ele.
Diante da maldade humana, da mentira, da crueldade e da perseguição exacerbada, deixo Salmos 18:25-27:‘Com o benigno te mostrarás benigno; e com o homem sincero te mostrarás sincero. Com o puro te mostrarás puro; e com o perverso te mostrarás indomável.’
Porque tu livrarás o povo aflito, e abaterás os olhos altivos. Neste momento, estou no Ceará aguardando voo para Brasília. Nossa vice-presidente do PL Mulher, Priscila Costa, e a deputada federal Rosana Vale conduzirão o encontro do PL Mulher em Caucaia.
Agradeço de coração a compreensão e o carinho de todos.Seguimos em oração. O Brasil precisa da nossa intercessão. 🇧🇷🙏”
Sóstenes Cavalcante, líder do PL na Câmara dos Deputados:
“Ele nunca roubou ninguém, diminuiu impostos pra todos os brasileiros e aumentou a arrecadação, entregou o comando do país, mesmo tento um presidente do TSE totalmente tendencioso; a prisão de Jair Bolsonaro é a maior perseguição política da história do Brasil!”
Lindbergh Farias, deputado federal e líder do PT na Câmara:
“GRANDE DIA! 👍
A PF prendeu Jair Bolsonaro preventivamente na reta final do processo da trama golpista. A decisão se baseou na necessidade de garantir a ordem pública, justamente porque, mesmo em prisão domiciliar, Bolsonaro seguia atuando politicamente para tensionar o ambiente e pressionar instituições.
A vigília convocada por Flávio Bolsonaro para esta noite, que transformou o processo criminal em ato político, pesou diretamente na decisão. A mobilização buscava criar clima de intimidação ao STF e à PF, reforçando o risco de desestabilização institucional e de interferência no andamento do processo, com a realização de aglomeração para impedir a prisão definitiva, inclusive com armas de fogo, além de indicar possível intenção de fuga.
A prisão preventiva cumpre mandado expedido pelo STF e evidencia que, diante de risco concreto à ordem pública e de manipulação política do processo, a lei alcança todos, inclusive o ex-presidente. O trânsito em julgado se aproxima e abre caminho para o início do cumprimento da pena. Bolsonaro preso!”
Damares Alves, senadora (Republicanos):
“Infelizmente Alexandre de Moraes fez o que ameaçou a fazer o tempo todo. Espero que a Câmara dos Deputados vote imediatamente a anistia.”
Bia Kicis, deputada federal (PL):
“Mais uma injustiça colossal! Decisão brutal de Alexandre manda prender Jair Bolsonaro preventivamente e ele é retirado de casa. E a justificativa? A vigília convocada por seus aliados. Bolsonaro é inocente e a sua prisão põe em risco a vida do maior líder da direita.”
Caroline de Toni, deputada federal (PL) e Líder da Minoria:
“A prisão do Presidente Bolsonaro é um dos maiores absurdos já cometidos pela “justiça brasileira”. O maior líder que a direita já teve, homem que não cometeu crime algum, foi submetido a um processo absolutamente nulo, agora é levado a prisão! Lutaremos até o fim contra essa injustiça.”
Fábio Wajngarten, ex-ministro e advogado de Bolsonaro:
“É INACREDITÁVEL. Num sábado. Com estado de saúde totalmente comprometido. VERGONHOSO. 26 é logo ali.”
Carlos Jordy, deputado federal (PL):
“Moraes determina a prisão preventiva do Presidente Bolsonaro para “garantia da ordem pública”. A prisão foi uma reação ao pedido de vigília que o Senador Flávio Bolsonaro fez que seria feita em frente ao condomínio de Bolsonaro. Agora eu pergunto: qual a ameaça a ordem pública um ato de oração pela vida de um idoso com a saúde debilitada? Moraes quer matar Bolsonaro. É muita crueldade, covardia e injustiça!”
Arthur Weintraub, ex-assessor da Presidência da República no governo Bolsonaro:
Weintraub postou um vídeo celebrando a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/U/F/S4CQ3uRSCMAI65DPdwAA/captura-de-tela-2025-11-22-081612.png)
Postagem de Arthur Weintraub — Foto: Reprodução/X
Esta reportagem está em atualização.

