Data deve movimentar R$ 147 milhões no DF, diz Procon. Cerca de 84,2% das empresas de 16 segmentos do comércio de bens, serviços e turismo vão participar do saldão na última semana de novembro.
Maioria dos lojistas espera vender mais no meio físico, segundo levantamento da Fecomércio. — Foto: Artur Bernardi/TV Globo
Com a promessa de boas promoções, a Black Friday de 2023 é em 24 de novembro. No Distrito Federal, o comércio espera movimentar até R$ 147 milhões e cerca de 84,2% das empresas de 16 segmentos do comércio de bens, serviços e turismo vão participar das promoções na última semana de novembro, segundo levantamento da Fecomércio.
Ao g1, o diretor-geral do Procon-DF, Marcelo Nascimento, explica que o ideal para aproveitar as promoções é começar a pesquisa semanas antes da Black Friday.
“Planejamento prévio permite o comprador de se precaver da maneira financeira, não comprar por impulso e poder identificar se aquele produto está na promoção ou não”, diz.
As principais dicas para tirar o melhor proveito da Black Friday, segundo Marcelo, são:
- 🔎Pesquisar o produto: identificar o produto que vai querer comprar e começar a pesquisar antes.
- ✍️Planejamento financeiro:saber se realmente precisa do produto, se vai caber no orçamento, fazer análise financeira da situação e como será pago.
- ➡️ Dica de ouro: acompanhar a evolução dos preços para poder identificar se é promocional ou se é apenas uma maquiagem no preço — capturar as telas, guardar folder, panfleto
Estratégias dos lojistas
De acordo com levantamento da Fecomércio, a maioria dos lojistas (98,3%) espera vender mais no meio físico. Apenas 1,7% acredita que as vendas serão melhores pela internet.
Em 2022, a maioria das vendas foram em lojas físicas durante a Black Friday (97,4%).
Em relação ao pagamento, os lojistas esperam vender mais:
- 💳Cartão de crédito: 85,5%
- 💳Cartão de débito: 13,3%
- 📲Transferência ou no Pix: 2%
- 💸Dinheiro em mãos: 1,2%
De acordo com o levantamento da Fecomércio, as principais estratégias adotadas pelos vendedores na Black Friday serão:
🛍️ Promoção: 35,2%
📱 Divulgação em redes sociais: 22,8%
🏷️ Diversidade de produtos: 22,1%
📦 Desconto para compras à vista: 8,2%
Fiscalização do Procon para a Black Friday
A operação de fiscalização dos preços e promoções para a Black Friday começou em setembro, segundo o diretor-geral do Procon, Marcelo Nascimento. Inicialmente, os fiscais acompanharam os preços em alguns sites de varejo.
Agora, em novembro, a fiscalização chega às lojas físicas. Segundo o diretor-geral, os fiscais do Procon vão analisar anúncios e material publicitário, informações sobre polícia de troca e formas de pagamento, detalhamento dos juros embutidos e se os preços estão expostos e visíveis nas vitrines.
Marcelo reforça que canais do Procon estão abertos para dúvidas ou para ajudar na solução de problemas. Veja abaixo:
- telefone: 151
- e-mail: 151@procon.df.gov.br
- unidades de atendimento presencial: veja lista dos 10 endereços
Como não cair em golpes
Segundo a advogada Giovana Monte, que é especialista em Direito do Consumidor, os golpes mais comuns em épocas de grandes promoções como a Black Friday são:
- Produtos que não estão com desconto, apenas simulam uma promoção, colocando como se o valor normal fosse bem mais alto
- Preços diferentes ao se concluir a compra
- Sites falsos apenas para obter os dados do comprador
De acordo com o diretor-geral do Procon, os golpes são mais praticados nas lojas virtuais e no meio digital. Para o consumidor não se tornar uma vítima e perder dinheiro, os especialistas dão algumas dicas:
- Pesquisar reputação da empresa: procurar no sites do Procon, em sites de reclamação, consultar o CNPJ na receita federal
- Verificar se o site apresenta requisitos de segurança: cadeado antes do https, plataforma de pagamento seguro
- Nunca clicar em links recebidos por SMS ou de desconhecidos
- Prestar atenção ao valor final da compra
- Priorizar pagar com cartão virtual, para maior proteção dos dados pessoais
- Desconfiar de preços abaixo do valor de mercado
- Desconfiar das publicidades que são oportunidade única, como por exemplo: “vai comprar hoje ou nunca mais” ou “em três horas a promoção vai acabar”
Com g1 DF*
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