A Biblioteca Nacional de Brasília abriu inscrições para professores voluntários que queiram trabalhar com reforço escolar na unidade. O projeto “Plantão Tira-Dúvidas” pretende atender crianças, adolescentes e adultos.
O serviço ainda não tem data para começar, porque, segundo os organizadores, precisa de mais voluntários. Até a publicação desta reportagem eram apenas quatro professores inscritos. Segundo a gerente de informação da Biblioteca, Sabrina Amorim, são necessários, pelo menos, dez.
“O objetivo é atender estudantes com problemas em língua portuguesa, matemática, física, química, biologia, história, geografia e línguas estrangeiras.”
Sabrina conta que a ideia veio de uma professora aposentada de química. “Ela apareceu aqui dizendo que queria utilizar algumas horas de seu tempo ajudando estudantes”.
Acervo da Biblioteca Nacional de Brasília — Foto: Júnior Aragão e Téo Pini/Secult-DF
Os voluntários precisam assinar um termo de compromisso com o projeto. Sabrina diz que a Biblioteca vai escalar um servidor para gerenciar o trabalho.
“O papel da Biblioteca não é só emprestar livro, é prestar serviços à comunidade.”
O subsecretário do Patrimônio Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), Cristian Brayner, diz que pretende estender a experiência a outros espaços de Brasília. “Todos os equipamentos culturais têm possibilidades maravilhosas nesse sentido”, afirma, lembrando que o DF conta com 40 bibliotecas, sendo 26 públicas e 14 setoriais.
Biblioteca Nacional de Brasília — Foto: Júnior Aragão e Téo Pini/Secult-DF
Como se tornar voluntário
Os professores voluntários podem se inscrever por telefone ou pessoalmente, na Biblioteca, que fica próximo da Rodoviária do Plano Piloto. É preciso levar cópia do currículo e certificado que comprove a formação.
As turmas de reforço escolar poderão ter de 15 até 40 alunos. Cada voluntário deverá informar à Biblioteca os horários disponíveis para o trabalho voluntário.
Projeto ‘Plantão Tira-Dúvidas’
- Informações: 3325-1051
- Endereço: Biblioteca Nacional de Brasília, sala 127
- Horário: das 9h às 17h