domingo, 23/02/25
HomeMundoBerlusconi, ex-premiê italiano, deixa hospital onde foi internado para tratar de problemas...

Berlusconi, ex-premiê italiano, deixa hospital onde foi internado para tratar de problemas cardíacos

O ex-primeiro-ministro foi hospitalizado na segunda-feira para fazer exames e ter acompanhamento médico. Ele está em repouso na casa da filha, no sul da França.

Silvio Berlusconi acena para repórteres durante votação em Milão, em imagem de arquivo — Foto: AP Photo/Antonio Calanni/Arquivo
Silvio Berlusconi acena para repórteres durante votação em Milão, em imagem de arquivo — Foto: AP Photo/Antonio Calanni/Arquivo

Silvio Berlusconi, ex-primeiro-ministro da Itália, deixou nesta sexta-feira (15) o hospital em que estava internado desde o o início da semana para tratar de problemas cardíacos, informaram fontes do partido o Forza Italia à imprensa italiana.

Na quinta-feira (14), seu médico pessoal, Alberto Zangrillo, disse a diversos jornais italianos que o magnata de 84 anos foi levado a um hospital de Mônaco no começo da semana.

Berlusconi visitava a filha em Valbonne, França, quando precisou de atendimento e foi levado para Monte-Carlo, no principado vizinho, a menos de 60 quilômetros. Segundo o jornal “Corriere della Sera”, ele voltou para a casa da filha.

Mapa mostra a região Sul da França e o Principado de Mônaco — Foto: G1
Mapa mostra a região Sul da França e o Principado de Mônaco — Foto: G1

Segundo Zangrillo, o ex-premiê sofria de um problema de arritmia cardíaca.

“Depois da visita, recomendei a internação urgente no centro de cardiologia do Principado do Mônaco porque não achei prudente transportá-lo até a Itália”, disse o médico.

Em uma rede social, Berlusconi escreveu que está bem de saúde e que a internação foi feita por precaução e para fazer exames médicos de rotina.

No ano passado, Berlusconi chegou a ser diagnosticado com a Covid-19, mas se curou ainda em setembro. Ele disse a jornalistas que a vencer a doença foi como lutar “uma batalha duríssima”.

O ex-primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, brinca com um cachorro durante programa de TV, em Roma, no dia 21 de junho de 2017 — Foto: Reuters/Remo Casilli
O ex-primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, brinca com um cachorro durante programa de TV, em Roma, no dia 21 de junho de 2017 — Foto: Reuters/Remo Casilli

Trajetória de Berlusconi

Filho de um bancário milanês, Silvio Berlusconi nasceu em 29 de setembro de 1936. Seu primeiro emprego foi como assistente em barcos de cruzeiro, onde, ajudado por sua figura imponente, logo rouba a cena cantando e contando histórias engraçadas.

Após ter se formado em direito, ele se joga no mundo dos negócios. Começa então a ascensão de Berlusconi.

Mas foi sobretudo na televisão que a criatividade deste grande comunicador foi colocada em evidência. Para agradar ao grande público, nos anos 1980 seus canais se popularizam ao colocar em suas grades, por exemplo, programas com mulheres seminuas.

A holding da família Berlusconi, Fininvest, conta com três canais de televisão, jornais, a editora Mondadori.

Em 1994, ele se arriscou na política. Em algumas semanas, organizou o partido Forza Italia e venceu as eleições. Abandonado por seus aliados, seu governo se afunda ao final de sete meses. Em 2001, ele volta ao poder, onde fica até abril de 2006, um recorde na Itália do pós-guerra.

Desgastado após estes cinco anos, ele foi derrotado por muito pouco nas eleições, mas dá a volta por cima dois anos depois, assumindo o controle do país pela terceira vez.

Em novembro de 2011, frente a uma grande desaprovação, Berlusconi teve que ceder o comando de uma Itália em grave crise financeira para o economista Mario Monti.

Por G1*

VEJA TAMBÉM

Comentar

Please enter your comment!
Please enter your name here

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Este campo é necessário

VEJA TAMBÉM