Este é o segundo vazamento de dados relacionados a chaves Pix registrado neste ano, segundo o Banco Central (BC)

O Banco Central (BC) comunicou, nesta sexta-feira (9/5), o segundo vazamento de dados no Pix deste ano. Segundo a autoridade monetária, foram vazados dados cadastrais de 50 chaves Pix.
O incidente ocorreu entre 31 de março e 3 de abril e afetou clientes da Cashway Tecnologia da Informação S.A. (CashWay). O BC informou que as chaves foram expostas “em razão de falhas pontuais em sistemas dessa instituição”.
Entre os dados vazados estão nome do usuário, CPF, instituição de relacionamento, agência e número da conta. O Pix é o sistema de pagamentos contínuo e em tempo real, em vigor desde 2020.
O Metrópoles entrou em contato com a CashWay e aguarda retorno. O espaço segue aberto para futuros posicionamentos.
Dados sensíveis não foram expostos
O BC afirmou que “não foram expostos dados sensíveis, tais como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas transacionais, ou quaisquer outras informações sob sigilo bancário”.
A autoridade monetária reiterou que as “informações obtidas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras”.
Os clientes que tiveram dados cadastrais obtidos a partir do incidente serão notificados exclusivamente por meio do aplicativo ou pelo internet banking da instituição financeira, segundo a autoridade monetária.
“Nem o BC nem as instituições participantes usarão quaisquer outros meios de comunicação aos usuários afetados, tais como aplicativos de mensagens, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail”, destacou em trecho de nota.
Por fim, o BC informou que adotou as ações necessárias para investigar o caso, e confirmou que “serão aplicadas as medidas sancionadoras previstas na regulação vigente”.
Com informações do Metrópoles