João Pinho de Mello deixa diretoria de Organização do Sistema Financeiro e Resolução no fim do ano, quando termina seu mandato. Economista Renato Gomes foi indicado para o lugar.
O Banco Central informou nesta quinta-feira (28) que será promovida uma alteração na sua diretoria. O anúncio acontece após a instituição ter elevado, nesta quarta-feira (27), a taxa básica de juros de 6,25% para 7,75% ao ano – no que foi o maior aumento desde dezembro de 2002.
Em comunicado, o BC informou que o diretor de Organização do Sistema Financeiro e Resolução, João Manoel Pinho de Mello, deixa o cargo no fim do ano, quando termina seu mandato. Ele poderia ser indicado para recondução.
Para seu lugar, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, indicou o economista Renato Dias de Brito Gomes.
Pinho de Mello foi um dos responsáveis pela implementação do PIX no Brasil, ferramenta que permite transferências de recursos em tempo real, 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem a cobrança de tarifas de pessoas físicas.
Já Renato Dias de Brito Gomes é professor da Escola de Economia de Toulouse e pesquisador do Centre National de la Recherche Scientifique. Também é bacharel e mestre pelo Departamento de Economia da PUC-Rio e PhD em economia pela Northwestern University.
“Em nome do Banco Central, o presidente Roberto Campos Neto felicita o indicado Gomes e agradece ao diretor Pinho de Mello pelos relevantes serviços prestados ao Banco Central e à Diretoria Colegiada”, informou a instituição.
Para ingressar na diretoria do BC, Renato Dias de Brito Gomes terá de ser sabatinado e ter seu nome aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal. Depois, ainda terá de passar pela aprovação do plenário daquela casa.
Pela lei aprovada pelo Congresso Nacional que estabelece a autonomia do Banco Central, sancionada neste ano pelo presidente Jair Bolsonaro, o presidente do Banco Central tem mandato de quatro anos, não coincidente com o do presidente da República, renovável por igual período. Os diretores também contam com mandatos fixos. (g1)