Reprodução
Após mais de quatro meses fechados, os bares e restaurantes do Distrito Federal poderão retomar as atividades nesta quarta-feira (15), em meio à pandemia do novo coronavírus. Para funcionar, no entanto, terão que seguir protocolos contra a Covid-19.
Os setores foram beneficiados pelo decreto publicado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) no início do mês. À ocasião, o chefe do Executivo local elaborou um cronograma para a reabertura das atividades que ainda estavam sem funcionar na capital por conta da pandemia.
As autorizações, porém, não valem para as regiões de Ceilândia, Sol Nascente e Pôr do Sol. Desde a semana passada, o funcionamento de serviços não essenciais está restrito nessas áreas, as mais afetada pela Covid-19 na capital.
A retomada dos serviços no restante da capital tem causado polêmica, já que ocorre no período previsto para o pico de contágio pelo coronavírus na capital.
Regras
Para funcionar, os estabelecimentos devem seguir protocolos de segurança, como a garantia da distância mínima de dois metros entre as pessoas e o uso de equipamentos de proteção individual por funcionários. A utilização de máscaras é obrigatória no DF desde o dia 30 de abril. Veja as regras abaixo:
- Comércios devem disponibilizar álcool em gel 70% a todos os clientes e frequentadores;
- Temperatura dos clientes deve ser aferida;
- Obrigatório o uso de máscaras tanto pelo prestador de serviço como pelo cliente;
- Temperatura dos trabalhadores deve ser aferida ao longo do expediente, incluindo na chegada e na saída do funcionário. A temperatura também deve estar disponível para conhecimento das autoridades de fiscalização;
- Mesas devem ser mantidas a uma distância de dois metros umas das outras, com limite de seis pessoas por mesa;
- Deve ser feita a higienização das cadeiras e mesas de uso coletivo regularmente;
- Os locais devem funcionar com 50% da capacidade autorizada no alvará de regulamentação;
- Está proibida a apresentação de shows ao vivo;
- No caso de self-service, o restaurante deve oferecer luvas descartáveis de plástico ou guardanapos de papel para que os clientes se sirvam;
- Os empresários devem organizar uma escala de revezamento de dia ou horário de trabalho entre os empregados, colaboradores, terceirizados e prestadores de serviço;
- Pessoas consideradas do grupo de risco, tais como idosos, gestantes e pessoas com comorbidades ficam proibidas de fazer parte das equipes de trabalho;
- Estabelecimentos devem priorizar, no atendimento aos clientes, o agendamento prévio ou a adoção de outro meio que evite aglomerações;
- Os banheiros e demais locais do estabelecimento devem ser higienizados e com suprimentos suficientes para possibilitar a higiene pessoal dos empregados, colaboradores, terceirizados, prestadores de serviço e consumidores.
Medidas de segurança
Restaurante no DF vai reabrir com cabines de isolamento em cada mesa — Foto: TV Globo/Reprodução
No Lago Sul, um restaurante que fica em um clube à beira do Lago Paranoá vai reabrir com cabines de isolamento em cada mesa. De acordo com o empresário Maurício Rodrigues, tudo foi pensado para seguir as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e as normas estabelecidas pelo Governo do DF.
“[O protocolo] vai ser desde a entrada até a ida do cliente ao banheiro. Além do modo como nosso garçom vai servir os clientes. Estamos fazendo uma preparação bem diferente que vai gerar um experiência bem legal para todo mundo .”