O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu “alerta amarelo” para o Distrito Federal neste domingo (30). Segundo o comunicado, a umidade do ar pode chegar a 20%. O aviso vale até as 18h.
Os índices previstos estão abaixo dos valores estimados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que avalia que para uma boa qualidade do ar, a umidade deve ficar em torno dos 60%.
No início da manhã, por volta das 6h, o DF registrou 80% de umidade. Segundo o meteorologista do Inmet Heráclio Alves, é comum que a variação chegue a índices mais baixos ao longo do dia.
“A umidade varia de 80% a 20% no decorrer do dia, e a mínima deve ocorrer entre 15h e 16h, quando há um declínio maior.”
Na contramão da baixa umidade, comum ao período de estiagem enfrentado pelo DF, a temperatura deve alcançar índices elevados. A máxima prevista para este domingo é de 31ºC. Pela manhã, os termômetros marcaram 12ºC, em Planaltina.
Na previsão do Inmet, a semana será de tempo seco e estável, “com pouca nebulosidade, sem chuva e de temperatura elevada”, explica o meteorologista.
“Uma massa de ar quente e seco atua sobre o planalto central, incluindo o DF.”
Seca em setembro
Para o mês de setembro, o instituto também prevê o agravamento da seca, quando as estações meteorológicas devem registrar as variações mais acentuadas da umidade do ar. “Setembro é a fase mais crítica da seca no DF. É quando a umidade fica mais baixa”, diz.
Apesar da combinação de altas temperaturas, estiagem e baixa umidade, os dois principais reservatórios que abastecem o DF operam acima dos valores de referência previstos para o mês de agosto (veja detalhes abaixo).
Entenda a classificação dos alertas
- De 30% a 20% estado de atenção: evitar exercícios físicos ente 11h e 15h, deixar no ambiente balde com água ou toalha molhada, evitar locais desprotegidos do sol.
- De 20 a 12% estado de alerta: mesmas recomendações acima, além de suprimir exercícios físicos das 10h às 16h, evitar aglomerações em ambientes fechados, usar soro fisiológico nos olhos e no nariz.
- Abaixo de 12% estado de emergência: mesmas recomendações acima, além de não praticar nenhum tipo de esporte, nem trabalho braçal e interromper atividade ao ar livre das 10h às 16h. Devem ser suspensas a coleta de lixo e entregas dos Correios.
Como estão os reservatórios?
Apesar da estiagem, os dois principais que abastecem a capital estão com níveis acima dos valores de referência para o mês.
Neste sábado (29), quando ocorreu a última medição, o reservatório do Descoberto operava com 91,7% do volume útil. No dia 9 de julho, a bacia estava com 100% da capacidade.
Já o de Santa Maria registrava 97% de preenchimento. O valor de referência para o mês de agosto é de 90%. Em 8 de julho, o reservatório funcionava com 100% da capacidade.