segunda-feira, 02/06/25

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Auxílio Morte: famílias do DF podem solicitar benefício; entenda

O auxílio visa custear os serviços funerários ajudando a minimizar o impacto após a perda de um ente querido

Breno Esaki/Metrópoles (@brenoesakifoto

 

A Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal (Sedes-DF) oferece o auxílio morte, benefício que tem o objetivo de reduzir os custos financeiros após o falecimento.

A iniciativa faz parte do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e é indicado para famílias em vulnerabilidade e baixa renda, além de pessoas em situação de rua.

O auxílio é concedido de duas formas.


Serviço funerário, que inclui:

  • Caixão.
  • Traslado do corpo.
  • Uso de capela.
  • Sepultamento.
  • Espaço para o enterro.
  • Placa de identificação.
  • Dispensa de taxas.

(As famílias agraciadas têm o direito de pedir um ou mais itens, e a solicitação deve ocorrer em até 45 dias após o falecimento. Também é dado o ressarcimento de R$ 415 em caso de alguns itens não serem disponibilizados pela secretaria.)

Outra forma é o valor único de R$ 415:

  • Valor é oferecido em casos de impacto financeiro.
  • Para obter o benefício é necessário enviar a solicitação em até 90 dias após a morte.

Os interessados deverão ir até o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo e informar a demanda. Os atendimentos são feitos de forma imediata e sem necessidade de agendamento.

O horário de funcionamento do Cras é das 8h às 18h de segunda a sexta. Em fins de semana e feriados o atendimento é feito pela Unidade de Proteção Social 24 horas. Pessoas em situação de rua podem solicitar o serviço através dos Centros Pop, todos os dias, das 7h às 18h.

Com informações da Agência Brasília

 

 

 

 

 

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