Kayky Brito foi atropelado por um carro de passeio quando atravessava a Avenida Lúcio Costa, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro
O ator foi encaminhado para o Hospital Miguel Couto, no Leblon, na Zona Sul da cidade – (crédito: Reprodução/Instagram)
O ator Kayky Brito, 34 anos, foi atropelado na madrugada deste sábado (2/9) na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Após ser atropelado por um carro de passeio quando atravessava a Avenida Lúcio Costa, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, o ator Kayky Brito foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros.
O ator foi encaminhado para o Hospital Miguel Couto, no Leblon, na Zona Sul da cidade.
De acordo com o Hospital Miguel Couto, onde o ator está internado, o estado de saúde é grave. Ao Correio, o centro de saúde também confirmou o quadro de politraumatismo.
Entenda abaixo o que quer dizer o quadro clínico do artista.
O que é politrauma corporal
Politrauma ou politraumatismo é um quadro em que o paciente sofreu múltiplas lesões traumáticas de diversas naturezas, geralmente por fatores externos. As lesões múltiplas podem comprometer diversos órgãos e sistemas. A partir de duas lesões em pelo menos duas áreas do corpo é considerado um politraumatismo.
É comum que o quadro esteja relacionado a acidentes de trânsito, mas também podem ocorrer em situações de extrema violência, como espancamentos.
Quais são as características do politraumatismo?
As características mais comuns que levam ao diagnóstico de politrauma são a presença de fratura nos ossos, lesões na coluna, hemorragias, queimaduras e até mesmo lesões cerebrais.
Como é feito o atendimento de um politrauma?
De acordo com o médico Luis Paulo de Oliveira Pereira, coordenador dos serviços de emergência do Hospital Leforte Liberdade, em São Paulo, casos de politrauma seguem o protocolo do Suporte Avançado de Vida no Trauma (ATLS, em inglês), desenvolvido pelo Colégio Americano de Cirurgiões.
No protocolo, são seguidos os passos abaixo:
- A (airways) – manter vias aéreas sem obstruções e a coluna cervical imobilizada;
- B (breathing) – garantir a ventilação adequada dos pulmões, se preciso oferecer oxigênio aritificial;
- C (circulation) – estancar uma hemorragia ativa.
- D (disbility) – classificar o paciente, num breve exame neurológico, usando a escala de coma de Glasgow, que é usada para avaliar a gravidade da lesão cerebral em pacientes.
- E (exposure/environmental) – retirar as roupas do paciente para avaliar lesões, porém mantendo o controle da temperatura corporal.
A dinâmica do acidente
Segundo informações da emissora CNN, a dinâmica do acidente deu-se no momento em que Kayky Brito atravessou a rua para buscar um pertence esquecido no carro. No momento da volta, o ator foi atingido por um motorista de aplicativo. O motorista foi submetido a um exame de alcoolemia (para verificar a presença de álcool no sangue) e o resultado deu negativo.
Com informações do Coreio*