quarta-feira, 12/11/25
HomeMundoAssim como Trump, Milei não comparecerá à cúpula do G20 na África...

Assim como Trump, Milei não comparecerá à cúpula do G20 na África do Sul

Presidente argentino enviará o chanceler Pablo Quirno como representante; ausência ocorre após Trump anunciar boicote ao evento e críticas à África do Sul

Argentina’s President Javier Milei gestures as he meets with US Secretary of State Antony Blinken (not depicted) at the Casa Rosada Presidential Palace in Buenos Aires on February 23, 2024. (Photo by AGUSTIN MARCARIAN / POOL / AFP)

 

O presidente argentino, Javier Milei, não comparecerá à cúpula do G20 que será realizada na África do Sul a partir de 22 de novembro, em consonância com a decisão de seu homólogo americano e aliado, Donald Trump.

Milei enviará o ministro das Relações Exteriores, Pablo Quirno, em seu lugar, confirmou um porta-voz da Presidência à AFP.

O governo argentino não especificou os motivos da ausência do presidente, embora Milei tenha expressado repetidamente seu alinhamento diplomático com os Estados Unidos e com Trump.

“Apoiamos todas as suas críticas à ONU e a outros países, inclusive sobre a questão da migração”, disse ele na última Assembleia Geral das Nações Unidas, em setembro.

Na sexta-feira, Trump anunciou que nenhum representante dos EUA participaria da próxima cúpula do G20 na África do Sul, país que ele acusa, sem provas, de perseguir e matar pessoas brancas.

“É uma vergonha que a cúpula do G20 esteja sendo realizada na África do Sul”, declarou o presidente americano em sua plataforma Truth Social.

Em 2024, apesar de suas divergências com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Milei compareceu pessoalmente à cúpula realizada no Rio de Janeiro.

 

AFP

 

 

VEJA TAMBÉM

Comentar

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Publicidade -spot_img

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Este campo é necessário

VEJA TAMBÉM