quinta-feira, 31/07/25
HomeOpiniãoAprendizagem como aliada

Aprendizagem como aliada

 

Arnaldo Niskier
Da Academia Brasileira de Letras

Continuam a surgir teses e mais teses sobre o valor da aprendizagem. E agora, com essa incrível inovação que é a inteligência artificial. Com Humberto Casagrande, que é o superintendente do CIEE/SP, acompanho a operacionalização da Lei do Aprendiz no Congresso Nacional. Será a melhor forma dos jovens abaixo de 18 anos conquistarem o seu primeiro emprego.
A aprendizagem vai proporcionar a 600 mil jovens uma bela oportunidade de conseguir emprego. O jovem vai levar à empresa novos hábitos e só isso já é bastante positivo. Não é verdade que só 10% dos aprendizes são efetivados (não há dados concretos sobre isso). E eles vão trabalhar contando, sim, com uma chefia experiente. Sua jornada inclui um dia de formação na entidade capacita e dora e outros quatro de trabalho dentro da empresa, com supervisão similar à de qualquer colaborador.
Pelos dados do IBGE, há 33,6 milhões de pessoas de 14 a 24 anos no país. Apenas 14,5 milhões estão ocupados. O que é pior, 5,3 milhões de jovens entre 18 e 24 anos não estudam nem trabalham – é a geração nem-nem. Isso contribui para a evasão escolar, o desemprego e uma lamentável adesão à criminalidade.
Segundo Casagrande, “a aprendizagem, ao combinar aprendizado prático e educação formal, ajuda na preparação da próxima geração de profissionais de maneira inclusiva.” As empresas que contratam aprendizes recebem apoio de entidades como o CIEE, que conta com 16 cursos e 135 polos de capacitação, atendendo mais de 80 mil jovens.
Esse saudável movimento é uma realidade, em todo o país, por isso merece todo apoio. Quando se tem em vista que o nosso mercado de trabalho merece um amplo movimento de aperfeiçoamento, como preconiza o mestre Humberto Casagrande, que é especialista em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Devemos acompanhar solidariamente esses esforços de valorização do que entendemos por Aprendizagem.

VEJA TAMBÉM

Comentar

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Publicidade -spot_img

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Este campo é necessário

VEJA TAMBÉM