Semana poderá ter variações de temperatura de 13°C a 25°C na cidade até quinta (19), com umidade do ar mínima de 45%, o que ainda apresenta riscos à saúde, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a Climatempo.
Por g1 SP — São Paulo
Baixa temperatura e chuva, com termômetros marcando 17°C graus, faz pedestres e moradores de rua se protegerem do frio na Praça da República, centro de São Paulo — Foto: RENATO S. CERQUEIRA/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Depois de uma semana abafada e com temperaturas altíssimas de quase 35°C, uma frente fria que chegou à região Sudeste do Brasil e derrubou as temperaturas na cidade de São Paulo neste domingo (15).
Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da Prefeitura, os termômetros da capital paulista registraram mínima média de 17°C nas primeiras horas do dia. A máxima para o domingo não deve ultrapassar a marca de 22°C.
De acordo com CGE, “estas condições devem aliviar significativamente o tempo seco dos últimos dias, elevando os índices de umidade, melhorando a qualidade do ar e amenizando o calor”.
Os próximos dias poderá ter variações de temperatura de 13°C a 25°C na cidade, com umidade do ar mínima de 45%, o que ainda apresenta riscos à saúde, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a Climatempo.
Previsão do tempo na cidade de São Paulo para essa semana. — Foto: Reprodução/g1
Segundo a equipe de meteorologia do CGE, os ventos passam a soprar de Sul e Sudeste e transportando a umidade do oceano para a Grande São Paulo, “o que causa muita nebulosidade e favorece a ocorrência de garoa e chuviscos, que devem se alternar com períodos de melhoria ao longo do dia”.
Apesar do refresco que serão os dias dessa semana, a Defesa Civil Municipal mantém toda a cidade em estado de atenção para altas temperaturas desde o último domingo (08), por causa das queimadas ocorridas no estado e em todo o país.
“As condições meteorológicas seguem dificultando a dispersão de poluentes, além de favorecer a formação e propagação de queimadas, o que prejudica a qualidade do ar. A recomendação da Prefeitura de São Paulo é manter-se bem hidratado, proteger-se do sol, manter ambientes internos úmidos através de vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água, além de evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 17 horas”, diz o CGE.
Os dados do CGE ainda mostram que setembro registrou até o momento apenas 0,2mm de chuva, o que corresponde a 0,3% dos 68,5mm esperados para o mês.