terça-feira, 01/07/25
HomeDestaqueApós polêmica, Arquidiocese de Brasília diz que vai nomear novo padre exorcista...

Após polêmica, Arquidiocese de Brasília diz que vai nomear novo padre exorcista para atuar no DF 

Na quinta (10), padre Vanilson da Silva, último exorcista da capital, informou que foi proibido de atuar e suspendeu missas. Motivo do afastamento e nomeação do novo sacerdote não foi esclarecida.

Padre Vanilson da Silva, último exorcista do Distrito Federal, foi proibido de atuar pela Arquidiocese de Brasília — Foto: Facebook/Reprodução

Padre Vanilson da Silva, último exorcista do Distrito Federal, foi proibido de atuar pela Arquidiocese de Brasília — Foto: Facebook/Reprodução

A Arquidiocese de Brasília informou, nesta terça-feira (15), que vai nomear um novo padre exorcista para o Distrito Federal. O anúncio ocorre após o padre Vanilson da Silva, que exercia a função na capital, ser proibido de atuar, na quinta-feira (10) (veja detalhes abaixo). 

Em nota, a arquidiocese afirma que “as tratativas foram iniciadas para melhor discernir tanto o bem do referido sacerdote como do Povo de Deus”. No entanto, o motivo para o afastamento e a nomeação de um novo sacerdote não foi esclarecido.

Segundo a arquidiocese, cabe ao arcebispo Dom Paulo Cezar Costa “discernir e orientar a condução pastoral”. A Igreja Católica do DF pede ainda a confiança dos fiéis (veja nota completa abaixo).

O exorcismo, segundo a Igreja Católica, é o ato de expulsar demônios ou espíritos malignos das pessoas, lugares e objetos que são supostamente possuídos ou atormentados por eles. A prática, no entanto, é rodeada por polêmicas. 

Missas suspensas

O padre Vanilson afirmou ter sido proibido de atuar no DF por decisão da Arquidiocese de Brasília. O religioso divulgou um comunicado aos fiéis anunciando a suspensão das missas na Associação Padre Júlio Negrizzolo, na região de São Sebastião.

O religioso também não esclareceu os motivos que levaram à medida, mas afirmou que as reuniões que culminaram na decisão foram realizadas sem a presença dele. 

O padre publicou um vídeo em uma rede social para avisar sobre a suspensão das missas na associação (veja). Ele falou aos fiéis que aguardem novas informações, e pediu por orações. Na publicação, seguidores lamentaram a decisão.

Exorcismo na Igreja Católica

A prática de exorcismo se vale de rituais, palavras e oráculos para “dominar o maligno” e é baseada em ensinamentos da Igreja, de acordo com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). 

O ritual não é reconhecido por toda a religião católica, que autoriza apenas alguns sacerdotes a realizar exorcismos. Em 1999, a igreja fez a primeira grande atualização nas regras sobre exorcismo desde 1614, distinguindo a possessão demoníaca de doenças físicas e psicológicas.

Uma cartilha, lançada em 2017, recomenda que cada bispo nomeie um padre, em sua diocese, para esta função. A recomendação é feita com base no Direito Canônico, conjunto de leis que regula a Igreja. 

Leia nota completa da Arquidiocese de Brasília

A Arquidiocese de Brasília, zelosa pelo bem do Povo de Deus e de seu cuidado pastoral, esclarece que por motivos justos iniciou tratativas com o superior da Congregação do Santíssimo Redentor de Goias, o Rev. Pe. André Ricardo de Melo, C.Ss.R. responsável pelo Pe. Vanilson Sousa Silva, C.Ss.R., atualmente Vigário da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Lago Sul. As tratativas foram iniciadas para melhor discernir tanto o bem do referido sacerdote como do Povo de Deus assistido pelo mesmo em nossa amada Arquidiocese de Brasília.

Na gravidade de suas responsabilidades, é próprio do Arcebispo discernir e orientar a condução pastoral do Povo de Deus e ao Provincial, superior do Pe. Vanilson, também orientar o que cabe à vida do referido religioso. Pedimos a todo o Povo de Deus a confiança e a solicitude para com o discernimento da Igreja, expresso por suas autoridades, que no zelo pastoral querem, sobretudo, corresponder ao amor a Cristo e à Igreja, fazendo-se próximos de todos, tanto do Pe. Vanilson como de todo o Povo de Deus.

Convém destacar, também, que todos os sacerdotes, pela natureza de seu ministério e configuração a Cristo, possuem faculdade para atender o Povo de Deus em suas necessidades espirituais. Contudo, em breve será oportunamente nomeado outro sacerdote para a função de exorcista, referência significativa para esta cura pastoral específica.

Nada mais para o momento.

Gabinete Episcopal

VEJA TAMBÉM

Comentar

Please enter your comment!
Please enter your name here

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Este campo é necessário

VEJA TAMBÉM