Incêndio ocorreu na SQA, no Guará 2, no último domingo. Moradores conseguiram mais de 200 transferências para comprar um carro novo
Divulgação/Arquivo pessoal
Moradores da Superquadra Atlântica (SQA), no Guará 2, criaram um grupo com o objetivo de arrecadar dinheiro para comprar uma nova kombi para um catador de recicláveis. O antigo carro do trabalhador pegou fogo e ficou totalmente danificado. O incêndio ocorreu no motor do veículo, no último domingo (21/2). Ninguém se feriu.
A vizinhança da SQA presenciou tudo e, por esse motivo, resolveu se mobilizar para ajudar o catador.
Carlos Antônio dos Santos, de 51 anos, contou o drama. Ele disse que usava o carro para trabalhar, transportando papelão e outros materiais recicláveis para a venda e meio de sobrevivência de sua família.
“É desse carro que eu faço o dinheiro do que eu vivo. O que sustenta a minha família. Já era uma kombi velha, de 1996, mas ainda me servia. As pessoas se comoveram com a minha situação. Fiquei desesperado e, agora, estou feliz pela campanha para conseguir o dinheiro de outro carro”, comenta.
Mas, as dificuldades vão além da coleta de recicláveis. Carlos é pai de quatro filhos. O mais velho deles, de 19 anos, está acidentado, quebrou o braço e aguarda por uma cirurgia no Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF). A família mora na Cidade Estrutural e não tem condições de arcar com os custos do tratamento.
Ajuda
O grupo foi criado ainda no domingo. Uma das moradoras responsáveis por colher as doações financeiras, a servidora pública Roberta Resende, 42, explicou como tudo aconteceu.
“Estávamos em casa quando escutamos gritos de desespero porque o carro estava pegando fogo. Ligamos para os bombeiros e outros vizinhos desceram com extintores de incêndio para ajudá-lo a conter as chamas. Ficamos todos preocupados e resolvemos ajudar. Eu recolhi rapidamente um pouco de dinheiro em casa e desci para entregar, nesse momento, outros vizinhos sugeriram a vaquinha”, explica a servidora pública.
Segundo Roberta, em poucas horas, os moradores conseguiram recolher doações. Na manhã desta terça-feira (23/2), o grupo já contava com mais de 200 transferências de valores diversos.
“Recebemos ajuda do pessoal da SQA, de outros prédios no Guará, diversas regiões do DF e até de outros estados. Uma rede solidária muito bacana se formou. Com certeza vamos conseguir comprar um carro muito melhor para o sr. Carlos”, diz Roberta.
Quem quiser contribuir pode entrar em contato com Carlos pelo telefone (61) 99868-1067.
(Metrópoles)