Vias N1 e S1 permanecem interditadas. Na madrugada desta quinta-feira (9), Secretário de Segurança Pública do DF esteve no local para negociar liberação das pistas, mas manifestantes pediram mais tempo.
Por G1 DF e TV Globo
As vias N1 e S1, da Esplanada dos Ministérios, em Brasília, permanecem interditadas na manhã desta quinta-feira (9), pelo quinto dia consecutivo. Manifestantes que estão no local montaram acampamento no centro da capital ainda no domingo (5) e participaram dos atos inconstitucionais do feriado de 7 de setembro, em apoio ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
O grupo passou a madrugada nas ruas da Esplanada. À meia-noite, houve movimentação de viaturas policiais para reforçar a segurança.
Na manhã desta quinta-feira (9), o secretário de Segurança Pública do DF, Júlio Danilo Ferreira, esteve no local para negociar a liberação das pistas, sem sucesso. Na madrugada de quarta, o secretário executivo da pasta, Milton Rodrigues Neves, também tentou a liberação das vias. De acordo com a Polícia Militar, os manifestantes pediram um prazo para negociar a liberação da Esplanada.
Já, por volta das 7h30, os manifestantes voltaram a realizar atos na região. Eles sentaram no chão e formaram um cordão humano de isolamento na pista, na via S1, em frente à Catedral Metropolitana (foto abaixo).
Caminhões também permanecem estacionados na via que dá acesso aos ministérios, apesar da proibição de entrada de veículos no local. Na segunda-feira (6), o grupo furou o bloqueio da polícia militar e invadiu a Esplanada.
Esplanada bloqueada
A pista que dá acesso ao Congresso Nacional, ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao Palácio do Planalto – além de prédios dos ministérios – foi fechada na noite de domingo (5), para as manifestações de 7 de Setembro.
Enquanto isso, pessoas que trabalham na região estão tendo que se deslocar a pé até os locais de estacionamento ou paradas de ônibus. No começo da noite, caminhoneiros e manifestantes permaneciam no local, e os motoristas fizeram um “buzinaço”.
Caminhoneiros bolsonaristas bloqueiam estradas pelo país
Pelo segundo dia consecutivo, caminhoneiros que são a favor do governo do presidente Jair Bolsonaro e contra os ministros do STF promovem manifestações e bloqueiam rodovias em todo o país na manhã desta quinta-feira (9).
Até as 8h, foram confirmados bloqueios em rodovias de pelo menos 15 estados. São eles:
- Santa Catarina
- Rio Grande do Sul
- Paraná
- Espírito Santo
- Mato Grosso
- Goiás
- Bahia
- Minas Gerais
- Tocantins
- Rio de Janeiro
- Rondônia
- Maranhão
- Roraima
- Pernambuco
- Pará
Na maioria dos locais, apenas carros pequenos, veículos de emergência e cargas de alimentos perecíveis estão tendo o trânsito liberado pelos manifestantes.