Anúncio foi feito pelo secretário de Saúde na tarde desta quinta-feira (5). Idosos acima de 70 anos já podiam tomar segundo reforço da vacina desde abril, em Brasília.
A 4ª dose da vacina contra Covid-19 começa a ser aplicada em pessoas a partir de 60 anos na sexta-feira (6), no Distrito Federal. O anúncio foi feito pelo secretário de Saúde, general Manoel Pafiadache na tarde desta quinta-feira (5).
Segundo a pasta, a imunização deve ser feita quatro meses após a primeira dose de reforço (ou 3ª dose). A recomendação é que seja utilizada, preferencialmente, a vacina da Pfizer.
Em Brasília, o reforço para imunização de idosos começou a ser administrado no dia 1º de abril, para quem tinha 80 anos ou mais. No dia 14 de abril, a campanha foi ampliada para aqueles com mais de 70 anos.
Por que é preciso aplicar a quarta dose?
No final de março, o Ministério da Saúde emitiu uma nota técnica que justificava a decisão de aplicar a 4ª dose da vacina contra Covid-19 em idosos. Segundo a pasta, os dados de casos, hospitalizações e mortes por infecções respiratórias no país indicavam uma “tendência de perda de proteção em idosos adequadamente vacinados”, com destaque para “a faixa etária acima de 80 anos de idade”.
Ainda de acordo com o documento, essa redução da efetividade das vacinas após quatro ou cinco meses nos mais idosos pode ser em parte explicada pelo processo da imunossenescência, ou o envelhecimento natural do sistema imunológico.
Pode tomar a vacina da gripe e da Covid no mesmo dia?
e acordo com a orientação do Ministério da Saúde, as vacinas contra a Covid-19 e contra a gripe podem ser aplicadas de forma simultânea, na mesma visita ao posto de saúde.
A campanha anual de imunização contra a gripe está em vigor no Distrito Federal.