Falta de abastecimento atingiu três subestações do Distrito Federal. Falha em estação de Furnas gerou interrupção na usina de Itaipu.
Um apagão deixou 106.723 imóveis sem energia no Distrito Federal na noite deste domingo (16). Segundo a Companhia Energética de Brasília (CEB), a falta de abastecimento foi identificada nas subestações das regiões administrativas do Gama, Planaltina e Fercal (Sobradinho), de 19h52 às 20h07. Segundo a companhia, o desligamento ocorre automaticamente e faz parte do Esquema Regional de Alívio de Carga (“Erac”).
De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), houve uma “atuação indevida” da proteção do compensador síncrono, um equipamento da subestação de Ibiúna (SP), de Furnas. Por conta dessa atuação indevida, houve interrupção de 3,2 mil MW que vinham de Itaipu.
Foram afetadas as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A ocorrência aconteceu às 19h51. Às 20h04 os técnicos já tinham começado a normalizar a situação, e às 20h24h o sistema já estava operando normalmente.
Segundo a Hidrelétrica de Itaipu, o “Erac” começa a atuar imediatamente, quando há falhas nas unidades geradoras, para evitar prejuízos maiores. Com o problema na subestação em São Paulo, Itaipu entrou em alerta, suspendendo o fornecimento. Parte do Paraguai também ficou sem energia por cerca de 30 minutos.