Companhia dona das duas marcas identificou um ‘acesso não autorizado’ e suspendeu ‘proativamente’ os sites das duas lojas desde domingo (20); ainda não há previsão sobre retorno dos serviços.
Sites das lojas Americanas e Submarino estão fora do ar após “acesso não autorizado”; lojas físicas seguem funcionando normalmente — Foto: Divulgação
Os sites das lojas Americanas e Submarino seguem fora do ar desde a madrugada de domingo (20). A Americanas S.A., dona das duas marcas, informou um “acesso não autorizado” em nota divulgada ao mercado e afirma que está trabalhando em uma solução.
A instabilidade dos sites começou ainda no sábado (19), quando a Americanas S.A. fez um primeiro comunicado. Na manhã da segunda (21) as páginas apontavam para um aviso de que o serviço estava indisponível devido a uma “falha de DNS”.
Por volta das 11h50, o site da Americanas foi atualizado com uma mensagem que dizia que “por questões de segurança, suspendeu proativamente parte dos servidores do ambiente de e-commerce”. O site do Submarino continua apontando para uma falha de DNS.
Aviso no site da Americanas sobre a instabilidade dos sites — Foto: Reprodução
O problema também afeta os aplicativos das marcas. Ao acessar os apps, não é possível acessar produtos ou realizar compras (saiba mais abaixo).
Veja o que se sabe e o que falta esclarecer sobre a indisponibilidade das lojas na internet.
O que se sabe até o agora:
Por que os sites da Americanas e do Submarino saíram do ar?
Em comunicado, a dona das marcas Americanas e Submarino explica que “a companhia atua com recursos técnicos e especialistas para avaliar a extensão do evento e normalizar com segurança o ambiente de e-commerce o mais rápido possível. A companhia reitera que trabalha com rígidos protocolos para prevenir e mitigar riscos. As lojas físicas não tiveram suas atividades interrompidas e permanecem operando”.
Falha de DNS no site das Lojas Americanas — Foto: Reprodução
Qual a relação entre Americanas e Submarino?
As duas marcas pertencem à Americanas S.A. O grupo também é dono das lojas físicas Americanas e Americanas Express, da loja online Shoptime e da fintech de pagamentos Ame, dentre outros.
O que é DNS?
Quem tenta acessar as páginas, encontra um aviso de que o serviço está indisponível devido a uma “falha de DNS”. O DNS (sigla em inglês para “Sistema de Nomes de Domínio”) é uma espécie de “agenda de contatos” da internet. Ele é responsável por registrar quais números (endereços de IP dos sites) estão ligados aos “nomes de domínio” (como “globo.com”).
A internet só funciona com números, então a “agenda” permite consultas (chamadas de “resoluções de domínio”) para qualquer pessoa saber o número de IP do site que pretende acessar. Quando acontece uma falha, o acesso à página fica indisponível porque não é possível encontrar o caminho certo para chegar nela.
As lojas físicas foram afetadas? E os aplicativos?
Ao acessar aos aplicativos oficiais das marcas é possível navegar pela página principal das duas lojas, mas a ferramenta retorna a mensagem de “Falha na conexão”, informando que “não foi possível conectar ao servidor. Por favor, verifique sua conexão com a internet”.
De acordo com o comunicado da empresa, as lojas físicas não tiveram suas atividades interrompidas e permanecem operando.
A indisponibilidade afetou o Shoptime?
O Shoptime, outra loja que pertence à marca, segue funcionado. O consumidores podem realizar o login, acessar produtos e verificar o status de pedidos.
O que ainda falta ser explicado:
Houve ataque hacker?
A companhia não confirma que foi alvo de um ataque hacker, boato que tem rodado as redes sociais. O g1 questionou a marca sobre o assunto, mas não obteve retorno. Esse material será atualizado assim que houver mais informações sobre o tema.
Houve algum problema com os pedidos feitos no fim de semana?
A reportagem do g1 entrou em contato com o time de comunicação da Americanas S.A., mas ainda não há informações sobre essa possibilidade.
Houve comprometimento dos dados de consumidores?
No comunicado de sábado, a empresa declarou que não houve evidência de comprometimento das suas bases de dados. A empresa ainda afirma que as lojas físicas não tiveram suas atividades interrompidas e permanecem operando. O g1 reforçou a pergunta nesta segunda e deve atualizar esse material assim que houver uma reposta da companhia.