Falando em público pela primeira vez desde a invasão do Capitólio, presidente afirma que processo para impedir que concorra de novo a cargos públicos é ‘absolutamente ridículo’
WASHINGTON — Falando em público pela desde a invasão do Capitólio, no último dia 6, o presidente Donald Trump disse que o processo de impeachment iniciado pela Câmara está causando uma “tremenda raiva” em seus apoiadores. O tom inflamado do presidente, que não era visto em público há dias, acirra ainda mais as preocupações com a segurança nos oito dias de mandato que lhe restam, diante dos temores de que atos armados marcados por grupos pró-Trump terminem em violência.
— O impeachment é, na verdade, uma continuação da maior caça às bruxas da história da política — ele disse. — É ridículo. É absolutamente ridículo. Esse impeachment está causando uma raiva tremenda e são vocês [seus opositores] que estão fazendo isso.
Trump disse ainda que seu discurso na semana passada, incitando seus apoiadores a marcharem até o Capitólio, foi “totalmente apropriado”. A fala, no entanto, foi amplamente criticada por políticos de ambos os lados do espectro político.
— Vocês leram o meu discurso, e muitas pessoas o fizeram. Eu vi nos jornais, na mídia, na televisão, ele foi analisado, e as pessoas acharam que o que eu disse foi totalmente apropriado — afirmou.
Estas são as primeiras declarações do presidente desde o último dia 8, quando foi banido do Twitter e do Facebook por incitar a violência — em um vídeo, chegou a dizer que “amava” os invasores do Capitólio e que eles eram “muito especiais”. Comentando o veto, que o deixou sem seu principal megafone, o presidente afirmou que as empresas do Vale do Silício cometeram “um grande erro”.
O Globo