O Inmet emitiu um aviso, válido até às 20h deste domingo (11/9), devido à baixa umidade do ar que pode causar incêndios florestais e representa um risco à saúde
(crédito: Ed Alves/CB)
Neste domingo (11/9), os brasilienses devem reforçar a hidratação e reduzir a exposição ao sol. O dia será quente e bastante seco para quem vive ou está de passagem no Distrito Federal. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura máxima pode chegar a 32°C, enquanto a umidade relativa do ar pode ficar abaixo de 15% na parte da tarde. O órgão emitiu um alerta laranja, válido até às 20h, sobre os riscos potenciais de incêndios florestais e à saúde, como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.
“Como a temperatura está subindo um pouco mais hoje, a gente pode ter umidade próxima ou abaixo de 15%”, avalia o meteorologista do Inmet, Kleber Souza. No começo da manhã, a umidade máxima chegou a 50%. Já a temperatura foi de 15°C na capital. Na tarde deste sábado (10/9), o DF registrou umidade mínima de 12%.O dia terá o predomínio de sol, mas há possibilidade do surgimento de algumas nuvens espaçadas no período da tarde.
Frente fria
De acordo com o especialista, a previsão é de que o tempo se mantenha quente e seco pelo menos até sexta-feira (16/9). “A gente está com essa massa de ar seco predominando aqui e a temperatura vai só subindo e cada vez com a umidade mais baixa”, destaca Kleber, ressaltando que, ao longo da semana, os termômetros podem marcar até 35°C.
Para o próximo fim de semana, o meteorologista avalia que pode ter uma mudança no tempo. “É uma frente fria que pode trazer uma nebulosidade e melhorar a qualidade do ar e cair a temperatura, mas até essa frente chegar, a gente vai ter só temperatura subindo e bastante seco aqui”, conclui.
Atenção com a seca
Devido à baixa umidade, a Defesa Civil alerta para alguns cuidados necessários para esse período de seca. Confira:
- Manter uma boa hidratação (água, sucos naturais, água de coco, etc). Sugerimos portar sempre que possível uma garrafa para reposição de líquidos.
- Umedecer periodicamente as narinas e os olhos com soro fisiológico.
- Utilizar hidratantes labiais e cremes corporais para evitar ressecamento.
- Utilizar umidificador, baldes ou bacias com água ou panos molhados para elevar a umidade do ar em casa.
- Manter a adequada limpeza dos ambientes, evitando acúmulo de pó e favorecimento de ácaros e fungos, a fim de reduzir crises alérgicas.
- Dar especial atenção às crianças e idosos, monitorando principalmente a questão de hidratação e doenças respiratórias.
- Reduzir ou suspender, se possível, as atividades físicas nos períodos mais quentes do dia.
- Dar preferência a refeições leves.
- Usar roupas leves, chapéu ou boné.