Foto: Agência Brasil
O Senado Federal apresentou nesta terça-feira (21/7) uma reclamação no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a decisão do juiz da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo que autoriza operação contra o senador José Serra.
O ex-governador de São Paulo é alvo de mandados de busca e apreensão nesta manhã. A Polícia Federal (PF) chegou a entrar no Congresso Nacional, mas não realizou as buscas no gabinete do senador.
A corporação, em conjunto com o Ministério Público de São Paulo (MPSP), investiga suposto esquema de caixa dois, no valor de R$ 5 milhões, na campanha de José Serra para o Senado Federal, em 2014.
A assessoria do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), esclareceu que a reclamação enviada ao STF não contesta a validade das investigações, mas os mandados de busca e apreensão.
Isso porque a decisão do juiz não teria sido acompanhada pela Suprema Corte, que já decidiu que, no caso de imposição de medida que dificulte ou impeça o exercício regular do mandato, seja necessário a competência do STF.